Num evento que junta alguns dos maiores nomes da cultura tecnológica, alguma história teria de haver para contar sobre Pokémon Go. O fenómeno que despontou neste último verão açambarcou milhões de jogadores em todo o mundo com a bem sucedida articulação entre a realidade aumentada e o saudoso universo dos pokémon, mas passados quatro meses desde a sua data de lançamento, é notório que a empresa não soube manter o momentum.

A prova de que os utilizadores perderam o fascínio por Pokémon Go foi sublinhado por Erin Griffith, jornalista da Fortune que partilhou o palco com o CMO da Niantic, quando pediu aos membros do público para levantar as mãos "se alguma vez jogaram Pokémon Go". Quase todas se levantaram em concordância, ao contrário do que aconteceu quando a jornalista disse para "levantarem o braço se ainda jogam Pokémon Go". Um terço disse que sim.

Mas se ao princípio a Niantic não parece ter acertado com uma forma de manter os utilizadores interessados a longo prazo, agora, uma nova forma de dinamizar o jogo, parece estar a dar novo ânimo à app. De acordo com Mike Quigley, o primeiro evento temático que a empresa promoveu no jogo, durante o último Halloween, foi correspondido com um aumento global de utilizadores ativos de 13,2%. Nos Estados Unidos, o mesmo indicador chegou aos 18,2%. "Esta é uma técnica muito utilizada por MMOs e nós vamos continuar a apostar nisto", revelou.

Com o discurso de Quigley é possível perceber que a Niantic está recetiva e preparada para aprender com as lições que as consequências das suas decisões lhe quiserem dar. Aliás, nas palavras do CMO, se não fossem os ensinamentos do seu primeiro jogo móvel de realidade aumentada, o Ingress, Pokémon Go não teria tido tanto sucesso.

Para o futuro, o norte-americano não tem dúvidas de que Pokémon Go será, sobretudo, uma escola para lidar melhor com o que quer que seja que aí vem. Com este jogo, a Niantic assume que aprendeu a gerir uma base de dados composta por milhões de utilizadores ativos e que tem de corresponder às expectativas para se manter interessante.

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