O aviso veio do  Comando Metropolitano de Lisboa da PSP que informou em comunicado que a “Operação Condução Segura” vai decorrer amanhã, com várias ações de fiscalização de trânsito nos principais eixos viários da área metropolitana de Lisboa.

A operação vai ser direcionada para "a prevenção de comportamentos de risco tais como a condução com o manuseamento de dispositivos móveis", e decorrerá até dia 15 de dezembro, procurando "garantir o cumprimento das disposições legais que regulamentam a condução de veículos em que o condutor faz uso ou o manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar a condução, designadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos (vulgo telemóvel)", explica o comunicado.

De acordo com várias experiências, falar ao telefone enquanto se conduz prejudica o desempenho ao volante, favorecendo uma clara acumulação de erros, mas os portugueses estão no topo da lista dos maiores infratores neste campo.

Um  relatório da Organização Mundial de Saúde que envolveu 180 países mostra que na Europa os portugueses são os que mais usam o telemóvel enquanto conduzem, com 59% dos automobilistas a fazê-lo, mas a nível global a liderança cabe aos Estados Unidos, onde a prática é comum entre 69% dos condutores.

O uso do telemóvel ao volante cria vários tipos de distração, desde a visual à cognitiva, e neste âmbito caem não só as chamadas, mas também a leitura e escrita de mensagens de texto e ainda a consulta de perfis em redes sociais, entre outros.

Recorde-se que a utilização de telemóvel ao volante em Portugal é punida com uma coima entre 120 e 600 euros.

Os últimos dados divulgados pela PSP em 2015 indicavam que cerca de 30 mil condutores portugueses já tinham sido multados por usar o telemóvel ao volante.