Qualcomm atualiza processadores de gama média com os novos Snapdragon 630 e 660

A empresa apresentou dois novos chips para integrar smartphones de gama média. O destaque vai para uma capacidade de processamento superior que amplia o leque de possibilidades dos equipamentos que os integrarem.
tek qualcomm chips
tek qualcomm chips

A Qualcomm apresentou dois novos processadores móveis esta terça-feira, dia 9 de maio. Os chips vão alargar a oferta da empresa no segmento médio-alto com performances pouco abaixo das alcançadas pelos componentes topo de gama e é expectável que venham a ser o novo padrão nos smartphones de gama média.

Mas os novos Snapdragon 660 e Snapdragon 630, não foram apenas desenvolvidos a pensar no processamento. De acordo com a empresa, estes componentes sobem a parada no que toca à qualidade das fotografias e das velocidades de ligação à internet.

tek qualcomm

Tecnicamente, estes processadores são uma atualização a dois outros que já se encontram no mercado, o 653 e o 625.

Neste primeiro caso, o 660 apresenta uma performance de CPU 20% superior ao 653 e uma de GPU 30% acima. O 630 supera o 625 em 10% no que diz respeito à performance do CPU e em 30% no GPU. Na prática, os números significam que é possível correr jogos de forma mais suave e mais detalhada com estes componentes.

Ambos os chips são fabricados com 14 nanómetros e suportam reprodução e gravação de vídeo em 4K. Para possibilitar a captação de imagens com mais qualidade, os processadores contam com tecnologia Spectra 160 ISP, que estava já integrada no Snapdragon 820. O 660, por sua vez, tem também um boost no processamento de imagens e de áudio com tecnologia Hexagon 680 DSP.

O Modem Snapdragon X12 LTE integrado no 630 e no 660 permite downloads com velocidades até 600Mbps, mas o segundo modelo destaca-se com um 2x2 MU-MIMO 802.11ac que melhora a qualidade das ligações sem fios. Segundo a Qualcomm, a tecnologia deverá melhorar a capacidade dos smartphones em comunicar através de paredes de cimento e tijolo.

Por último, interessa também dizer que ambos os processdores têm suporte para Bluetooth 5 e para carregamento rápido até Qualcomm Quick Charge 4, que promete encher 50% das baterias em apenas 15 minutos. O suporte para o motor de processamento neural da Snapdragon vai permitir ainda aos programadores desenvolver soluções de machine learning com as plataformas móveis que integrarem estes componentes.

Veja também

Em destaque

Comentários

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.