A análise do mercado de smartphones da Kantar Worldpanel ComTech mostra que nos últimos três meses, até junho de 2018, o Android perdeu 0,3% nos cinco principais mercados europeus, embora continue dominante, representando 79,3% do mercado. A Grã-Bretanha, Itália, Japão e China foram os principais países onde o sistema operativo da Google cresceu, acelerados pelo desempenho da Huawei, que é apontado como um fator importante nesse sucesso.

“A Huawei vem progredindo rapidamente na Europa nos últimos três anos, mas o desempenho na Grã-Bretanha tem sido fraco. Para combater isso, o fabricante adotou uma abordagem dupla, atacando a extremidade inferior do mercado com seu modelo P Smart de orçamento e a extremidade superior com o P20 Pro. A série principal da P20 teve um grande impacto na Grã-Bretanha, ajudando a elevar a participação da Huawei de apenas 2,7% há um ano para 13,7% nos últimos três meses, e uma parceria bem-sucedida com a Argos ajudou os dois lados a tornarem-se grandes participantes no lucrativo mercado britânico”, refere Dominic Sunnebo, diretor global da Kantar Worldpanel ComTech.

Apesar do domínio impressionante do Android, o iOS da Apple também soma e segue, e nos EUA teve o melhor desempenho, aumentando 5,9% nas vendas para uma quota de mercado de 38,7%. O iPhone 8 e o iPhone 8 Plus lideraram as vendas da Apple, sendo responsáveis ​​por quase um em cada cinco smartphones vendidos, enquanto o iPhone X foi o quarto dispositivo mais vendido durante o período, o que afetou sobretudo as vendas da Samsung e da LG.

A Apple continua a exercer um enorme poder no mercado norte americano, com os modelos do iPhone a representar oito dos dez modelos mais vendidos nos últimos três meses. "A Apple atualmente desfruta de uma profundidade sem precedentes em todo o espectro de preços do smartphone, desde o iPhone SE até o iPhone X de 1.000 dólares; resultando em um crescimento contínuo e atingindo a Samsung e a LG com força", sublinhao diretor da Kantar Worldpanel, lembrando que enquanto a Samsung está bem representada no mercado premium com suas séries S9 e Note, e sua série J orientada a orçamentos mais baixos ajuda a competir contra a LG.

Na China, o Android conquistou 80,4% de quota de mercado, num crescimento de 2%. No entanto, o iPhone X continua a ser o smartphone mais vendido, correspondendo a 5,3% de todos os aparelhos vendidos. A Kantar destaca que o topo de gama da Apple é o modelo mais vendido na China todos os meses desde o seu lançamento em novembro de 2017.

As principais marcas chinesas continuam a "apertar" com os concorrentes, com a Huawei, a Xiaomi e o BBK Group (Oppo / Vivo) a juntarem-se à Apple para dominar o mercado com 87% das vendas nos últimos três meses, aumentando o seu peso face aos 80% registados há um ano atrás.

"O poder e os orçamentos de marketing dos quatro grandes jogadores na China estão a deixar menos espaço para os concorrentes conquistarem a atenção dos consumidores - se eles quiserem causar impacto, é imperativo que se concentrem em segmentar segmentos de consumidores específicos, já que uma abordagem de dispersão não vai resultar", destaca Dominic Sunnebo.