A análise do mercado de smartphones da Kantar Worldpanel ComTech mostra que nos últimos três meses, até junho de 2018, o Android perdeu 0,3% nos cinco principais mercados europeus, embora continue dominante, representando 79,3% do mercado. A Grã-Bretanha, Itália, Japão e China foram os principais países onde o sistema operativo da Google cresceu, acelerados pelo desempenho da Huawei, que é apontado como um fator importante nesse sucesso.

“A Huawei vem progredindo rapidamente na Europa nos últimos três anos, mas o desempenho na Grã-Bretanha tem sido fraco. Para combater isso, o fabricante adotou uma abordagem dupla, atacando a extremidade inferior do mercado com seu modelo P Smart de orçamento e a extremidade superior com o P20 Pro. A série principal da P20 teve um grande impacto na Grã-Bretanha, ajudando a elevar a participação da Huawei de apenas 2,7% há um ano para 13,7% nos últimos três meses, e uma parceria bem-sucedida com a Argos ajudou os dois lados a tornarem-se grandes participantes no lucrativo mercado britânico”, refere Dominic Sunnebo, diretor global da Kantar Worldpanel ComTech.

Apesar do domínio impressionante do Android, o iOS da Apple também soma e segue, e nos EUA teve o melhor desempenho, aumentando 5,9% nas vendas para uma quota de mercado de 38,7%. O iPhone 8 e o iPhone 8 Plus lideraram as vendas da Apple, sendo responsáveis ​​por quase um em cada cinco smartphones vendidos, enquanto o iPhone X foi o quarto dispositivo mais vendido durante o período, o que afetou sobretudo as vendas da Samsung e da LG.

A Apple continua a exercer um enorme poder no mercado norte americano, com os modelos do iPhone a representar oito dos dez modelos mais vendidos nos últimos três meses. "A Apple atualmente desfruta de uma profundidade sem precedentes em todo o espectro de preços do smartphone, desde o iPhone SE até o iPhone X de 1.000 dólares; resultando em um crescimento contínuo e atingindo a Samsung e a LG com força", sublinhao diretor da Kantar Worldpanel, lembrando que enquanto a Samsung está bem representada no mercado premium com suas séries S9 e Note, e sua série J orientada a orçamentos mais baixos ajuda a competir contra a LG.

Na China, o Android conquistou 80,4% de quota de mercado, num crescimento de 2%. No entanto, o iPhone X continua a ser o smartphone mais vendido, correspondendo a 5,3% de todos os aparelhos vendidos. A Kantar destaca que o topo de gama da Apple é o modelo mais vendido na China todos os meses desde o seu lançamento em novembro de 2017.

As principais marcas chinesas continuam a "apertar" com os concorrentes, com a Huawei, a Xiaomi e o BBK Group (Oppo / Vivo) a juntarem-se à Apple para dominar o mercado com 87% das vendas nos últimos três meses, aumentando o seu peso face aos 80% registados há um ano atrás.

"O poder e os orçamentos de marketing dos quatro grandes jogadores na China estão a deixar menos espaço para os concorrentes conquistarem a atenção dos consumidores - se eles quiserem causar impacto, é imperativo que se concentrem em segmentar segmentos de consumidores específicos, já que uma abordagem de dispersão não vai resultar", destaca Dominic Sunnebo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.