Asus reagiu a um rumor publicado esta segunda-feira na imprensa taiwanesa, para garantir que não tem planos para interromper a produção do Zenfone 10, nem para acabar com esta linha de produto. A empresa garante que a informação avançada pelo rumor “não é verdade”.

“Continuaremos com as nossas duas principais linhas de produtos para a área móvel, o ROG Phone e o Zenfone”, assegura a fabricante, acrescentando ainda que a “Asus tem um forte compromisso com o negócio de smartphones e com os nossos clientes”. Apela também aos clientes para que fiquem atentos às novidades que a marca está a preparar para 2024.

O rumor foi avançado pelo site taiwanês TechNews, que citava fontes próximas à empresa para garantir que a Asus tem planos para descontinuar a série Zenfone, no âmbito de uma reestruturação interna.

Segundo a mesma fonte, a Asus planearia integrar os colaboradores daquela divisão de negócio na equipa que desenvolve o Rog Phone e acrescentava que o mesmo plano de reestruturação vai levar ao despedimento de colaboradores na unidade de computadores da marca, tanto na China continental como em Taiwan.

Na declaração oficial emitida entretanto pela Asus, não há referência a estas informações sobre eventuais despedimentos. Em junho, no entanto, e após a apresentação de resultados que revelaram os primeiros prejuízos da empresa em quatro anos, a empresa revelou que ia fazer uma reestruturação interna. Uma das metas desta reestruturação seria duplicar a quota da marca no mercado de PCs de 5 para 10% e manter a liderança no segmento de gaming.

Asus Zenfone 10 mantém formato compacto e aproxima-se mais a uma câmara de ação
Asus Zenfone 10 mantém formato compacto e aproxima-se mais a uma câmara de ação
Ver artigo

Samson Hu, co-CEO da Asus, explicou à data num encontro com a imprensa, e já na sequência de rumores sobre despedimentos massivos, que a reestruturação prevista tinha como principal objetivo a otimização das estruturas da empresa. Podiam existir alguns despedimentos mas em número residual, negando a intenção de despedir até 800 pessoas, como sugeriam rumores.

A Asus lançou a linha Zenfone em 2014 e, como regista o GSMArena, já comercializou 80 equipamentos através desta linha de produto. O Asus Zenfone 10 foi apresentado no final de junho. Pode ver as imagens da mais recente edição desta linha de smartphones da Asus na galeria abaixo e todas as características do modelo aqui.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe