A atualização da Google garante que algumas das funcionalidades mais avançadas chegam a modelos mais antigos, como o Pixel 7 e o Pixel 7 Pro, mas também os relógios Pixel Watch de primeira geração, mas na verdade estes são modelos que não chegaram a estar à venda em Portugal. Mesmo assim são bons sinais que mostram que a empresa está a cumprir o que promete de "democratização" das ferramentas nos seus smartphones e relógios.

Também há novidades para o Pixel 8 e Pixel 8 Pro, mas são menos, ou não chegam a Portugal. Uma das adições é o Call Screen que permite fazer perguntas a quem está a ligar sem chegar a atender a chamada, mas para já só funciona dos Estados Unidos e em inglês.

Mais sorte têm os utilizadores de Instagram que agora podem carregar e partilhar vídeos HDR de 10 bits no Reels, e fotos Ultra HD no feed.

O Circle to Search, que permite fazer um gesto no objeto ou texto a pesquisa, chegou há poucas semanas ao Pixel 8 e ao Pixel 8 Pro e agora também pode ser usado no Pixel 7 e Pixel 7 Pro. Esta foi uma funcionalidade exclusiva do topo de gama da Google e do Galaxy S24 da Samsung numa primeira fase e é uma das mais úteis formas de fazer pesquisas nos smartphones.

Treinos reforçados e mais saúde nos Pixel Watch

Com a nova atualização há também novidades que chegam à primeira geração do Pixel Watch, e que antes só funcionavam no Pixel Watch 2. O Treino de Ritmo ajuda a manter-se na cadência certa durante o exercício, tudo combinado com os Pixel Buds Pro.

Pixel Watch

Pode aceder a mais estatísticas e mais informação de treino mas por enquanto o Treino de Zona Cardíaca (Heart Zone Training) ainda não pode ser usado em Portugal.

A Google diz ainda que os smartwaches de primeira geração podem iniciar e parar automaticamente o registo dos treinos, e esta identificação de atividade funciona para corrida, caminhada, bicicletas elípticas, esteira e remo. A app Fitbit Relax chega também ao Pixel Watch para guiar os exercícios respiratórios.

Mapas diretamente no Wear OS

Para quem usa rotas de transportes públicos as indicações passam agora para os Pixel Watch, com o Google Maps no Wear OS. Consegue ver várias opções de rotas, horários em tempo real e ainda um mapa para se orientar. A informação pode ser partilhada a partir do smartphone, mas se o relógio suportar redes LTE também pode fazer tudo diretamente no pulso. 

Entre as novidades desta atualização estão ainda a partilha seletiva do ecrã da aplicação durante uma videochamada no Pixel Tablet, Pixel Fold ou nos smartphones Pixel. 

A ligação entre equipamentos foi também melhorada, conseguindo fazer o emparelhamento de Bluetooth de acessórios que já tenham sido usados com o Fast Pair.