Portugal é o 8º país do mundo onde é mais caro comprar um iPhone 6 da Apple, conforme deixa entender o estudo “Mapping the World’s Prices” que o Deutsche Bank elabora anualmente após comparar preços de mais de 20 produtos em vários países.

O nosso país não surge na lista relativa ao iPhone 6 que figura na edição de 2016 deste relatório, mas o preço praticado atualmente pela Apple no mercado português para o iPhone 6 (versão de 16 GB e com ecrã de 4,7 polegadas, livre de operador) é de 649 euros. Após a conversão para dólares deste valor, Portugal enquadra-se na oitava posição do ranking divulgado pelo departamento de Research do banco alemão.

Face à taxa de câmbio atual, o valor em euros corresponde a pouco mais de 737 dólares, o que deixa o nosso mercado abaixo da Finlândia, onde o iPhone 6 custa 743 dólares, e imediatamente acima de um lote de quatro outros países europeus – Bélgica, Países Baixos, Espanha e França – onde o smartphone da Apple na versão em causa está à venda por 732 dólares.  

O documento “Mapping the World’s Prices” do Deutsche Bank referente ao ano de 2016 apresenta o Brasil como o país do mundo em que o iPhone 6 é mais caro, com um preço de 931 dólares, seguido de Indonésia (865 euros), Suécia (796 euros), Índia (784 euros), Itália (766 euros) e Dinamarca (754 euros).

O estudo inclui na lista deste equipamento em particular os 27 países em que o iPhone 6 é mais caro do que nos Estados Unidos, que surgem com um valor de mercado base de 598 euros. No Brasil, por exemplo, é 156% mais caro adquirir o smartphone da Apple do que em território norte-americano.

Aqui fica a lista completa, com valores recolhidos juntos das lojas online oficiais da Apple em cada país na altura da pesquisa:

[caption][/caption]