A empresa já tinha apresentado o novo P9 a nível global, num evento em Londres onde o TeK esteve presente, mas hoje faz o lançamento em Portugal, numa conferência na LX Factory onde junta jornalistas, clientes, parceiros e também personalidades de várias áreas da sociedade portuguesa, entre os quais David Carreira, embaixador da marca, mas também jogadores do Benfica, como Jonas, Pizzi e Gonçalo Guedes.

Em entrevista ao TeK, Michael Mao, diretor da área de negócio, adiantou que as expectativas com  nova linha de telefones são altas. Mesmo sem revelar números, o executivo da Huawei partilhou a sua ideia de que a marca tem conquistado quota de mercado, estando já em terceiro lugar nas vendas em Portugal e na Europa, sobretudo pela qualidade dos produtos e pelo apoio aos clientes.

O modelo P9 vai estar disponível em Portugal já amanhã, a 4 de maio, com um preço recomendado de 599 euros no mercado livre. O P9 Plus só chega mais tarde às lojas e à oferta dos operadores, tal como o P9 Lite, mais económico, que vai estar à venda no final de maio, como o TeK já tinha antecipado.

A parceria com a Leica é o maior destaque dos novos P9, com a introdução de uma câmara traseira dupla, que garante maior ângulo na fotografia e a compensação em situações de baixa luminosidade, como destacou Rui Martins, gestor de produto. O modelo Huawei P9 apresenta um ecrã de 5,2 polegadas, AMOLED, um design muito próximo dos modelos da mesma linha, mas agora mais arredondado, e aposta num chassi em metal escovado.

Por dentro está a capacidade de engenharia da Huawei que mais uma vez consegue conquistas a nível de performance e bateria. O processador é um Kirin 955 de oito núcleos, superior ao que o Mate 8 traz, e a performance é garantida por 3 GB de RAM, e uma bateria de 3000 mAh.

As características diferem no modelo de maior dimensão, o P9 Plus, que vai custar 749 euros, e no P9 Lite, que vai ter um preço de 329 euros no mercado livre e 299 euros no mercado de operador.

Em Portugal o P9 vai ser lançado para já em apenas duas cores, Titanium Gray e Mystic Silver, e o P9 Plus só com a cor Quartz Gray.

Michael Mao acredita que as características do P9 vão garantir uma boa experiência de utilização, especialmente para quem gosta de fotografia, e que isso vai sustentar o sucesso de vendas. "Os consumidores portugueses são muito avançados e reconhecem os equipamentos com características diferenciadoras", explicou ao TeK.

No último ano a Huawei conseguiu colocar o modelo P8 Lite nos tops de vendas por várias semanas seguidas, sobretudo em oferta de operador. Mas Michael Mao garante que existe um bom equilíbrio entre os números que se fazem no mercado livre e nos operadores, que continuam a ser um dos mercados mais relevantes.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação após a conferência de apresentação do P9.