O iPhone 7 (RED) não é a única novidade que a Apple reservou para hoje, dia 21 de março. Também online, na sua loja digital, a marca surpreendeu ao mostrar que, na manga onde cabia o primeiro smartphone vermelho da marca, havia também espaço para um novo iPad.

Este novo tablet, cujo nome a marca decidiu manter minimalista (iPad), vai substituir o iPad Air 2 de 9,7 polegadas nas linhas de montagem da tecnológica. No entanto, desengane-se se pensa que este é um pretexto para vender o mesmo produto a um preço mais alto. Com este tablet, não só vai ter um equipamento mais potente, como um equipamento mais barato.

Contrariamente ao iPad Air 2, que integra um processador A8X, este conta com um A9 de 64-bits que foi introduzido em 2015 com os iPhone 6S e 6S Plus.

Em sentido inverso, os preços caíram relativamente ao antecessor, com o novo iPad a começar nos 329 dólares (32GB + Wi-Fi). A versão mais cara será vendida por 559 dólares (128GB + Wi-Fi + comunicações celulares).

A espessura e o peso do tablet também sofreram uma ligeira alteração. Embora a altura e a largura permaneçam nos mesmos valores, os 6,1mm de espessura passaram para os 7,5mm e as 437 gramas passaram para as 469.

De resto, as especificações são muito semelhantes às do seu antecessor: 9,7 polegadas de ecrã com 2048 x 1536 de resolução, sensor de impressões digitais, bateria com capacidade para 10 horas de utilização contínua, câmara traseira de 8MP e frontal de 1,2MP.

O preço figura uma estratégia agressiva por parte da Apple que estará certamente a tentar reverter uma tendência de quebra no mercado dos tablets. Em comparação aos modelos mais pequenos, por exemplo, note-se que o iPad mini 4 de 128GB custa agora mais que a versão mais barata deste novo iPad.