Fevereiro pode ser o mês do Lumia 650, um dispositivo sobre o qual já circulam informações na Internet. De acordo com a publicação Windows Central deverá ser apresentado no primeiro dia do próximo mês e sem grande ‘fanfarra’.

O objetivo da Microsoft será colocar no mercado um novo smartphone com Windows 10, mas mais acessível do que os Lumia 950 e 950 XL que foram revelados no final de 2015.

Ao nível das especificações o  Lumia 650 deverá apresentar um ecrã de cinco polegadas com resolução HD, processador Snapdragon 200, 1GB de RAM e 8GB de armazenamento interno. O sensor fotográfico principal é de oito megapíxeis.

O Windows Central escreve também que este será o último Lumia a ser apresentado este ano. Caso venha a confirmar-se, será o abandono temporário da marca Lumia que a Microsoft herdou da Nokia, depois de também ter parado de usar o nome da tecnológica finlandesa.

Tudo isto não significa que a Microsoft vá abandonar o segmento dos smartphones. A tecnológica deve concentrar os seus esforços no desenvolvimento de um telemóvel dentro da filosofia Surface, uma hipótese que há muito tem pairado sobre a empresa de Redmond.

Recentemente o diretor de marketing da Microsoft, Chris Capossela, admitiu publicamente que a empresa precisa de um smartphone com o espírito dos tablets e portátil Surface.