Os muito antecipados Galaxy S7 e S7 Edge foram as estrelas da apresentação onde DJ Koh, presidente do negócio de comunicações móveis, destacou o interesse da empresa em ser mais humana, e resolver os problemas do dia a dia. Tudo através da Tecnologia.

Com a ajuda dos óculos de realidade virtual que foram colocados em todas as cadeiras do auditório, a Samsung “levou” os parceiros e jornalistas até um novo cenário, onde os novos Galaxy S7 e S7 Edge foram revelados, saindo de um cubo preparado em realidade virtual. 

Os novos modelos não são apenas um “refinamento” da geração anterior, defendeu Justin Denison, vice-presidente da estratégia de produto. “Não afinámos, reinventámos”, garantiu o responsável, que explicou como foram “terraformados” os materiais para melhor fusão do metal e do vidro, como foram pensados os detalhes ergonómicos e ouvidos os clientes, que querem resistência à água e ao pó, mais bateria e mais armazenamento. E os novos Galaxy têm isso tudo.

“As pessoas esperam performance dos Galaxy e em todas as novas gerações fomos garantindo melhorias e esta não é diferente”. Os CPU são 30% mais rápidos e GPU são mais de 60% mais rápidos, mas o telefone aquece menos com um novo sistema de refrigeração, como já referimos nas primeiras impressões que publicámos dos telefones, depois de termos acesso antecipado aos equipamentos.

Os novos modelos vão chegar às lojas a 11 de março, mas as pré-encomendas começam já, com a oferta de um par de óculos Gear VR quando se faz a reserva antecipada nos Estados Unidos, Europa e em alguns países selecionados. E mesmo sem partilharem perspetivas de vendas, é óbvio que a Samsung está a colocar as suas fichas nestes novos modelos, até porque apesar de estar ainda na liderança do mercado perdeu terreno em 2015.

“Hoje estamos no início de uma nova era”, afirmou DJ Koh. O que os outros vêm como limites nós vemos como um desafio e por isso queremos mostrar que “os smartphones não estão no fim da linha, cada Galaxy S7 e S7 Edge é uma ligação para uma nova oportunidade de expandir e construir novos mundos”.

E como o mundo virtual é em todas as direções a Samsung está a entrara na massificação da captura de imagens com a câmara Gear 360, que o TeK já experimentou. E até Mark Zuckerberg está entusiasmado com a possibilidade de captar vídeos em 360 graus, e de filmar os primeiros passos da filha, e veio a Barcelona ao palco da Samsung dizer isso mesmo.

“O VR vai ser a próxima plataforma social” e a Samsung é a única empresa do mundo que consegue dar o hardware e software que oferecem a melhor experiência VR, defendeu o CEO do Facebook que fez uma parceria com a empresa coreana para desenvolver o Gear VR e torná-lo mais barato, com uma meta de custo de 99 dólares.

Mais de 1 milhão de horas já foram vistas no Gear VR e só ainda começamos a explorar o que é possível nesta plataforma. E o vídeo já é o conteúdo mais atrativo, sendo os vídeos em 360 graus ainda mais imersivos, adiantou Mark Zuckerberg. Centenas de novos vídeos 360 são carregados no Facebook todos os dias, mas “em breve vamos conseguir transmitir streaming em direto, embora haja ainda alguns problemas técnicos a ultrapassar”.
E desde que a equipa da Oculus se juntou ao Facebook têm sido desenvolvidas aplicações e tecnologias que vem melhora a experiência dos utilizadores, garantiu. Mas isto é só o início, e muito mais será revelado em breve, como garantiram o CEO do Facebook e o presidente da área móvel da Samsung.

Fátima Caçador, em Barcelona

Acompanhe aqui as restantes novidades do Mobile World Congress