Os meses de abril a junho foram pautados por um fortalecimento do mercado dos bens de consumo eletrónicos, que registou um crescimento de 3,8%. Uma análise da consultora GfK indica que as vendas de smartphones com ecrãs superiores a 5,6 polegadas sofreram uma queda acentuada de 30%, comparativamente a um aumento de 3,6% das vendas de smartphones mais pequenos.

Isto pode sugerir uma mudança nas tendências de consumo, e pode deixar antever que os smartphones de menores dimensões estão a preparar-se para voltar a liderar a lista de preferências dos consumidores. Apesar disso, as fabricantes estão ainda investidas em lançar smartphones com amplos ecrãs.

A procura pelos wearables parece não esmorecer, segundo a GfK. O estudo indica que as vendas destes dispositivos continuam a aumentar e não existem ainda indícios de uma eventual desaceleração.

O segundo trimestre viu ainda uma queda de 16,4% das vendas de desktops e uma diminuição de 22,5% nas vendas de tablets.

Torna-se evidente que os consumidores portugueses valorizam cada vez mais a portabilidade dos seus dispositivos eletrónicos e que preferem telemóveis mais pequenos que caibam nos bolsos do que híbridos entre smartphones e tablets que mal cabem na palma da mão.

Mas as vendas de smartphones não foram as únicas a subir. O setor das TVs cresceu 19,4% durante o segundo trimestre e o estudo da GfK refere que o Europeu de Futebol esteve na origem desta subida.