O interesse pelos tablets já não é o que era. No último trimestre do ano passado foram expedidas 65,9 milhões de unidades, um valor muito abaixo dos 76,9 milhões enviados para as lojas em igual período de 2014. E neste mercado, que parece cada vez mais difícil, a Amazon foi quem se saiu melhor.

A gigante do comércio eletrónico vendeu 5,2 milhões de tablets Fire, um aumento de 175% em comparação com o quarto trimestre de 2014. O valor foi suficiente para deixar a Amazon na terceira posição do ranking trimestral, atrás da Samsung e da Apple.

[caption][/caption]

Apesar de liderar, a Apple sentiu uma quebra de 23% no segmento. A Samsung também sofreu uma descida acentuada, na casa dos 18%, salienta a IDC num comunicado com os resultados preliminares.

Olhando para os valores globais de 2015 os dois maiores vendedores mantêm-se, sendo a Huawei o maior destaque ao crescer 116% no espaço de um ano:

[caption][/caption]

No comunicado a IDC diz que os bons resultados da tecnológica chinesa se devem à popularidade dos seus smartphones - ajudam a criar uma imagem positiva relativamente à marca que consegue assim angariar novos clientes noutros segmentos.