É já no próximo domingo, dia 25 de fevereiro, que a Xiaomi vai apresentar a sua nova geração de smartphones, antecipando o Mobile World Congress que se realiza em Barcelona na próxima semana. Mas tal como prometido, o Xiaomi 14 Ultra já se encontra disponível no mercado chinês, tendo sido reveladas as especificações do equipamento.

O grande destaque vai obviamente para o módulo fotográfico, mantendo-se a parceria com a Leica para elevar a qualidade dos sensores. A fabricante chinesa apostou as suas fichas em quatro sensores de 50 MP que farão parte do módulo do Xiaomi 14 Ultra. O sensor primário será o Sony LYT-900 e terá 1 polegada, mas os restantes sensores são IMX858 igualmente da Sony, avança o BGR. Estas incluem uma ultra grande angular e duas lentes de zoom ótico, um deles será uma telefoto com periscópio. À frente, o modelo conta com uma câmara de selfie de 32 MP.

Veja na galeria imagens do Xiaomi 14 Ultra:

Ainda no que diz respeito à câmara, a Xiaomi desenvolveu uma tecnologia chamada Xiaomi AISP, que como seria de esperar, assenta num novo motor computacional de inteligência artificial para a fotografia. E os utilizadores podem ainda optar pelo Leica Pro Kit, que pode ser ligado via USB-C ao smartphone, funcionando como uma pega. Este adiciona autonomia adicional à bateria, numa capacidade extra de 1.500 mAh, assim como botões adicionais para facilitar a vida aos utilizadores quando estão a captar imagens.

Relativamente às especificações, o smartphone terá um ecrã OLED de 6,73 polegadas, oferecendo um pico de brilho de 3.000 nits. Tem uma bateria de 5.300 mAh, suportando carregamento rápido de 90 W com fio e 80 W sem fios. Conta com um processador Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm, assim configurações de memória de 12/16 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento interno.

Xiaomi prepara lançamento do Xiaomi 14 Ultra na China a 22 de fevereiro antes da estreia mundial no MWC 2024
Xiaomi prepara lançamento do Xiaomi 14 Ultra na China a 22 de fevereiro antes da estreia mundial no MWC 2024
Ver artigo

Ainda não se sabe os planos para a Europa, mas na China o equipamento foi lançado com o sistema operativo HyperOS.

Quanto aos preços, foram divulgados os valores para o mercado chinês, que devem servir apenas como referência. O Xiaomi 14 Ultra começa nos 6.499 yuan (834 euros) para a versão 12/256 GB. Mas o modelo mais apetrechado com 16/1 TB custa 7.799 yuan (1.000 euros). E ainda existe uma versão Titanium com o preço de 8.799 yuan (1.129 euros).