Peggy Whitson: a mulher astronauta de todos os recordes

Aos 57 anos é a mulher mais velha a sair da atmosfera terrestre e a que soma o maior número de passeios espaciais do mundo. Agora está prestes a roubar o primeiro lugar do pódio como astronauta dos EUA com mais dias acumulados além Terra.

tek peggy astronauta

Quando dia 30 de março pôs os pés fora da Estação Espacial Internacional, Peggy Whitson bateu o recorde de “passeios” feitos por uma mulher no Espaço: oito, superando o recorde anterior de sete, que pertencia à também americana Sunita Williams.

O número total não irá ficar por aqui, já que a astronauta ainda tem, pelo menos, mais duas “saídas provisórias” marcadas. Mas até pode vir a ter mais. É que Peggy Whitson viu prolongada a sua missão a bordo da EEI por mais três meses.

Desta forma, em vez de regressar a Terra com os seus companheiros da Expedição 51, Oleg Novitsky da Roscosmos e Thomas Pesquet da ESA, em junho, como planeado inicialmente, a astronauta americana só voltará a casa com Jack Fischer da NASA e Fyodor Yurchikhin da Roscosmos, em setembro.

É assim que vai arrecadar mais um recorde. Esta é a terceira visita de longa duração de Whitson à estação espacial, depois dos seis meses de 2002 e da estadia de 2008. A 17 de novembro último somava 377 dias acumulados no espaço e a 24 de abril quebrará o recorde de Jeff Williams, como o astronauta norte-americano com mais tempo passado fora da atmosfera terrestre, com 534 dias.

Além destes, Peggy Whitson tem ainda um outro recorde: em 2008 tornou-se na primeira mulher a comandar a EEI, e a 9 de abril próximo irá tornar-se na primeira mulher a comandar a estação espacial pela segunda vez.

Como astronauta dos tempos modernos que se preze, também costuma partilhar os seus momentos espaciais. Fique com algumas das imagens publicadas através da conta @AstroPeggy no Twitter.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    15%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%