Quando dia 30 de março pôs os pés fora da Estação Espacial Internacional, Peggy Whitson bateu o recorde de “passeios” feitos por uma mulher no Espaço: oito, superando o recorde anterior de sete, que pertencia à também americana Sunita Williams.
O número total não irá ficar por aqui, já que a astronauta ainda tem, pelo menos, mais duas “saídas provisórias” marcadas. Mas até pode vir a ter mais. É que Peggy Whitson viu prolongada a sua missão a bordo da EEI por mais três meses.
Desta forma, em vez de regressar a Terra com os seus companheiros da Expedição 51, Oleg Novitsky da Roscosmos e Thomas Pesquet da ESA, em junho, como planeado inicialmente, a astronauta americana só voltará a casa com Jack Fischer da NASA e Fyodor Yurchikhin da Roscosmos, em setembro.
É assim que vai arrecadar mais um recorde. Esta é a terceira visita de longa duração de Whitson à estação espacial, depois dos seis meses de 2002 e da estadia de 2008. A 17 de novembro último somava 377 dias acumulados no espaço e a 24 de abril quebrará o recorde de Jeff Williams, como o astronauta norte-americano com mais tempo passado fora da atmosfera terrestre, com 534 dias.
Além destes, Peggy Whitson tem ainda um outro recorde: em 2008 tornou-se na primeira mulher a comandar a EEI, e a 9 de abril próximo irá tornar-se na primeira mulher a comandar a estação espacial pela segunda vez.
Como astronauta dos tempos modernos que se preze, também costuma partilhar os seus momentos espaciais. Fique com algumas das imagens publicadas através da conta @AstroPeggy no Twitter.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários