Foi no dia 27 de janeiro de 2010 que Steve Jobs mostrou ao mundo o primeiro tablet da Apple. Hoje, sete anos e mais de uma dezena de modelos depois, numa altura em que este segmento de mercado tem sofrido com algumas quebras, o iPad continua a ser líder de vendas, alguns furos acima da concorrência.

Para este ano, espera-se nova renovação. O segundo trimestre deverá introduzir um novo mini, um novo Pro e um novo standard que darão seguimento a um dos produtos mais icónicos da marca e que desde o seu lançamento já se desdobrou em inúmeras aplicações. Do desenho à leitura, passando pela edição de imagens e pela gestão financeira, estas são as sugestões de aplicações que o TeK lhe faz num dia de celebração para o gadget da Apple.

Khan Academy

Aprenda a fazer qualquer coisa com a ajuda desta aplicação onde pode encontrar aulas interativas sobre as mais diversas disciplinas.

Scribd

Um serviço de subscrição para obras literárias, vulgo um Netflix para livros. A app é gratuita mas uma subscrição mensal custa, no mínimo, 8,99 dólares.

Snapguide

Esta é uma app pedagógica que não lhe quer ensinar a concretizar pequenas tarefas como tapar buracos na parede, coser um botão ou formatar o computador. Há de tudo um pouco e as lições são dadas com recurso a vídeos e guias descritivos.

Adobe Lightroom

O Lightroom é uma das aplicações mais completas para a edição de imagens.

Mint

Gestão financeira à distância de u(ns)m click(s).

comiXology

Fã de banda desenhada? Então esta é a aplicação certa para si porque já disponibiliza mais de 75 mil obras do género.

NYPL Biblion

Conheça a coleção de obras da New York Public Library com a ajuda de uma coisa que os livros ainda não são capazes de oferecer: interatividade.