A Bang & Olufsen (B&O) é uma empresa dinamarquesa especializada no desenvolvimento de equipamentos de áudio que primam não só pela qualidade de som como pelo design. Um dos seus últimos produtos faz jus à fama, afinal trata-se de uma coluna modular que se parece com uma...colmeia.

Este novo sistema de som chama-se BeoSound Shape e é constituído por um conjunto de painéis hexagonais sem fios que podem ser acoplados entre si numa parede, tal como um quadro.

De acordo com a B&O este é um sistema que beneficia de um algoritmo que fixa, virtualmente, a fonte de som no centro da sala onde está montado, fazendo com que o áudio permaneça estável, sem qualquer perca de qualidade, em qualquer ponto da divisão.

A utilização do sistema pode ser feita através do emparelhamento de outro dispositivo, seja por AirPlay, Chromecast, Spotify Connect, Bluetooth 4.1 ou do próprio software da B&O, o BeoLink. Apesar da prioridade dada aos recursos wireless, o sistema conta ainda com portas Ethernet.

O kit base começa nos 4 mil euros e inclui oito painéis: quatro colunas, um amplificador, um centro de conexão e dois amortecedores acústicos para absorver o som. O BeoSound Shape pode, no entanto, ser expandido até 11 painéis amplificadores que, por sua vez, podem suportar até 44 colunas.