É já no próximo dia 31 de março que se realiza a 3ª Corrida de Carros Movidos a Energia Solar. A prova, que se insere no âmbito do Portugal Solar Challenge, vai contar com a participação de 30 pilotos e dez carros construídos por alunos dos ensinos secundário e universitário.

A corrida vai consistir em dois tipos de prova. Numa delas, os pilotos serão divididos em dois grupos e terão correr numa pista de 1.500 metros numa série de duas ou três voltas. Os melhores de cada grupo serão depois apurados para um final de onde sairá o vencedor. A outra modalidade consiste numa prova de resistência onde os participantes competirão em equipas. A corrida tem a duração total de 30 minutos e cada uma das equipas terá de trocar o piloto em prova várias vezes ao longo deste período.

Esta edição vai realizar-se no campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e a primeira corrida inicia-se às 11h00.

A iniciativa, escreve a faculdade em comunicado, "visa promover a mobilidade sustentável, em particular os veículos solares de baixo custo movidos exclusivamente a energia solar".

O Portugal Solar Challenge é organizado por alunos e professores do mestrado integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente deste mesmo estabelecimento de ensino.