Lançado no período que antecedeu a COP28, o concurso “Little Pictures” desafiava ao talento criativo para fazer ilustrações que tivessem por base os dados de observação globais disponibilizados pela ESA, pela Eumetsat e pelo ECMWF, destacando as principais alterações climáticas que têm vindo a acontecer.

A competição atraiu cerca de 500 inscrições, com uma gama de variáveis climáticas escolhidas “particularmente impressionante”, destacou o júri, constituído por representantes de cada organização, além do jornalista de dados Matthias Stahl, do jornal Der Spiegel, e do professor Ed Hawkins, da Universidade de Reading.

A “pequena foto” vencedora, criada pelo ilustrador científico Sacha Berna, da Universidade de Caen, França, destaca a expansão da área urbana do Brasil entre 2000-2015 e compara-a com as mudanças na cobertura da floresta tropical, refere a ESA.

COP28: procuram-se respostas sustentáveis e dados abertos para o Espaço. Portugal está a trabalhar nisso
COP28: procuram-se respostas sustentáveis e dados abertos para o Espaço. Portugal está a trabalhar nisso
Ver artigo

Entre os dez segundos classificados, há imagens que refletem dados de observações de satélite sobre o aumento dos níveis de dióxido de carbono ou sobre a tendência para a subida da temperatura global.

Outros trabalhos centraram-se nos impactos a longo prazo de um mundo em aquecimento. Por exemplo o declínio a longo prazo da extensão do gelo marinho do Ártico, talvez um dos indicadores mais nítidos das alterações climáticas, apareceu três vezes nas 10 imagens escolhidas.

Clique na galeria para ver as imagens vencedoras em detalhe

A perda de gelo dos glaciares, o padrão de áreas queimadas resultantes dos incêndios florestais em toda a Europa e abordagens alternativas para descrever as mudanças na cobertura do solo também fizeram parte da lista de imagens vencedoras, todas baseados em observações de satélite.

Os vencedores foram anunciados durante a COP28, na semana passada.