Já são conhecidas as cinco propostas vencedoras do concurso para a criação do futuro fato dos astronautas da ESA. A competição foi centrada na identidade visual e branding da agência espacial europeia, e não em detalhes técnicos e funcionais, e foi aberta a todos os interessados em espaço e design.

Tendo em conta as condições extremas que os trajes de caminhada espacial devem suportar para proteger os astronautas, os participantes foram desafiados a projetar um fato que fosse instantaneamente reconhecível como pertencente a um astronauta da ESA.

No final, foram escolhidas cinco propostas, entre as quais a de um português.

Clique nas imagens para mais detalhe

O júri está agora a trabalhar na fusão de elementos das ideias apresentadas para criar um design único de fato espacial com a marca da ESA.

A agência espacial europeia explica que o futuro modelo poderá ter diferentes propósitos, nomeadamente, ser usado para produzir réplicas de fatos para exposições ou cineastas, para educar e inspirar as pessoas sobre a exploração espacial e atividades relacionadas neste domínio.

Mais tarde, pode passar pela criação de fatos de formação para projetos da ESA, como o CAVES e o PANGAEA. A competição também poderá ter marcado um primeiro passo se, no futuro, a ESA desenvolver o seu próprio traje espacial funcional, acrescenta a agência.