Tem o tamanho de uma criança e parece tirado do filme de animação WALL-E, naquilo que poderia ser o cruzamento entre o próprio personagem principal e a amada EVA. Na génese é um robot bípede, criado para provar que é capaz de fazer mais do que só andar.

Desenvolvido pela equipa da Disney Research, o androide pode caminhar sobre terrenos difíceis e cambalear e manter o equilíbrio, mesmo quando empurrado ou quando, literalmente, lhe tiram o tapete.

As pernas possuem cinco graus de movimento, com articulações no quadril que o mantêm equilibrado enquanto anda.

Clique nas imagens para mais detalhe

“Não se trata apenas de caminhar”, disse Morgan Pope, um dos investigadores envolvidos no projeto, durante a apresentação do robot, na IROS 2023. “Caminhar é uma das entradas do sistema de aprendizagem por reforço. A outra entrada importante é a forma como ele anda”.

Além disso, também é extremamente expressivo: a cabeça é capaz de olhar para cima, para baixo, em redor e inclinar e as suas duas antenas podem mexer como se fossem orelhas de um cão, de modo a imitar emoções.

Veja o vídeo produzido pela Disney

O robot foi em grande parte impresso em 3D, utilizando hardware modular e aprendizagem por reforço, que agilizaram o processo de criação. Os investigadores conseguiram passar do conceito ao protótipo em menos de um ano.

O objetivo foi projetar e programar um robot que possa vir a ser usado em filmes ou parques temáticos, capaz de fazer as coisas habituais de um "personagem da Disney", como espreitar, desfilar, mostrar-se, passear, acelerar o passo ou “esgueirar-se”, entre outros movimentos próprios de um "ator".