Poderá ser uma medida de antecipação ao caso ligado à aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, de forma a expandir o seu portfólio para o tornar mais acessível em mais plataformas de vendas. Mas o certo é que desde sempre que a Blizzard utiliza a sua própria plataforma de distribuição exclusiva de jogos para PC, a Battle.net, mas agora vai começar a colocar os seus títulos no rival Steam.

Seja para jogar Diablo, World of Warcraft ou Starcraft, os jogadores de PC são obrigados a instalar a plataforma Battle.net no seu PC. Esta serve como loja para a venda de jogos e conteúdos, mas como hub de comunidade onde os jogadores adicionam amigos e comunicam entre si, além da ferramenta utilizada para gerir o match making.

Em nota deixada no seu blog, a Blizzard diz que Overwatch 2 chega ao Steam no dia 10 de agosto. “Conforme a Blizzard evolui como estúdio, por dentro e fora, uma das ideias que nos tem puxado para a frente é conhecer jogadores em torno do mundo que tornam os nossos jogos mais fáceis de aceder e jogar. Queremos dar a todos uma hipótese de experimentar os nossos universos com os velhos amigos enquanto fazem novos, não interessa onde decidam jogar”.

Veja na galeria imagens de Overwatch 2:

A Blizzard afirma que vai continuar a investir na sua plataforma battle.net, mas pretende agora quebrar barreiras para facilitar os jogadores de encontrar os seus títulos em mais sítios.

Para já, a Blizzard afirma que vai começar com uma seleção do seu catálogo disponível no Steam, sendo o primeiro Overwatch 2 em agosto. E que está a trabalhar com a Valve para que a transição e compatibilidade sejam feitas sem constrangimento para os jogadores.

“Os jogadores e os developers vão beneficiar com a chegada de Overwatch 2 ao Steam”, disse Gabe Newell o presidente da Valve. Por ser um jogo gratuito (free-to-play), a Blizzard acredita que este tenha sido o título perfeito para testar a transição. A chegada do jogo ao Steam é acompanhada dos novos conteúdos, incluindo as missões de história, o novo modo de jogo PvP, os dois mais originais e ainda a estreia de um herói.

O jogo vai estar disponível tanto no Steam como na Battle.net. A Blizzard explica que os jogadores do Steam vão ter de conectar o Overwatch 2 à conta da Battle.net para funcionar, para que dessa forma seja ativado o sistema de cross-platform, ou seja, poderem jogar juntos independentemente onde instalarem o jogo. No Steam vão ainda ter acesso aos Achievements da plataforma, os amigos e possibilidade de convidar para jogar.