A DJI é um dos nomes mais proeminentes da indústria dos drones e assim quer que continue a ser.

Na passada terça-feira, a empresa lançou o seu mais recente aparelho voador. Um produto que acompanha a tendência de maior portabilidade que tem pautado a construção de drones de empresas da concorrência, como a GoPro com o seu Karma ou o Typhoon H da Yuneec.

O novo Mavic Pro da DJI é sobretudo uma respsota a este segmento. Um drone "portátil, poderoso e fácil de utilizar" que articula mecanismos de dobragem para a retração de alguns componentes, redimensionando-o num bloco não maior do que uma garrafa de água.

Neste caso, o tamanho não importa mesmo. Diz a empresa que este é um drone que não compromete a performance. Vem equipado com uma câmara 4K e um sistema de navegação visual com cinco câmaras, sensores e 24 cores de processamento. O drone é controlável até um máximo de 7 km de distância e pode voar 27 minutos de seguida a uma velocidade máxima de 64 km/h. Caso perca o contacto com o controlador, o Mavic Pro está "ensinado" a voltar imediatamente para o lugar de partida.

Para isso, a empresa também criou um controlador a preceito, mais compacto e com suporte para smartphone ou para um ecrã dedicado da marca que apresenta imagens em 1080p. Este é um controlador amigo dos pilotos mais amadores. Com funcionalidades mais intuitivas e simples, é possível deslocar o drone para qualquer sítio visível com apenas um clique.

[caption][/caption]

A câmara vem equipada com um novo mecanismo de estabilização que assegura a captação de imagens nítidas e isentas de ruído proveniente da agitação aérea. Tem foco automático e consegue gravar vídeos em 4K a 30 frames por segundo. Se preferir aumentar este número, pode sempre gravar a 1080p HD. Neste caso, os frames sobem até aos 96 por segundo.

As fotografias podem ser registadas numa resolução máxima de 12 megapíxeis e há ainda uma opção RAW disponível.

A deslocação autónoma é um dos grandes destaques desta máquina. Com capacidade para reconhecer vários elementos terrestres (pessoas, bicicletas, carros, animais), o Mavic Pro pode ser programado para seguir, liderar, circundar ou acompanhar cada um destes sempre com a câmara focada no "alvo".

Para uma experiência mais imersiva, a empresa chinesa também desenvolveu um sistema de lag reduzido para emparelhar os seus óculos de realidade virtual com o drone.

O Mavic Pro já está disponível para encomenda através do site oficial da DJI e as entregas vão começar a ser feitas a meio de outubro. Os preços começam nos 1.199 euros por um drone e chegam aos 1.499 por um pacote completo composto por duas baterias extra, um posto de carregamento, um adaptador, um carregador para automóvel, mochila, um drone e hélices suplentes.