Tal como previsto Elon Musk foi até ao IAC, em Adelaide, na Austrália, para detalhar os planos da SpaceX para o futuro. Um deles não tem a ver com ir especificamente ao Espaço, embora a ser verdade possa dizer-se que são praticamente “viagens espaciais” entre diferentes pontos da Terra. A maior parte em menos de 30 minutos.
A proposta passa por usar uma nova aeronave de transporte de passageiros, a BFR, que, auxiliada pelos foguetões reutilizáveis Falcon 9, vai ser impulsionada até uma altitude onde já não vai encontrar, virtualmente, qualquer resistência do ar ou vento. Desta forma o potencial de velocidade e eficiência aumenta, no que diz respeito a gastos de combustível.
A maior parte dos tempos de voo propostos pela SpaceX ficam em redor dos 30 minutos, como é o caso da ligação entre Nova Iorque e Paris. As velocidades máximas de voo previstas podem chegar aos 27.000 km/h. O vídeo de apresentação explica como tudo funciona
Ao que indica a imprensa internacional, Elon Musk não adiantou datas para o lançamento do serviço, mas sabe-se que a aeronave que será utilizada para o transporte de passageiros vai começar a ser produzida num prazo entre seis a nove meses.
Em destaque
-
Multimédia
Ingenuity: O que aconteceu ao helicóptero da NASA que superou todas as expetativas e fez história em Marte? -
Site do dia
Consegue adivinhar um filme a partir de uma imagem? Teste os seus conhecimentos em FrameGuess -
App do dia
Fire Emblem Shadows é uma nova aventura de estratégia da Nintendo para smartphones -
How to TEK
Conversas "aborrecidas" com o ChatGPT? Veja como mudar a personalidade do chatbot da OpenAI
Comentários