Tal como previsto Elon Musk foi até ao IAC, em Adelaide, na Austrália, para detalhar os planos da SpaceX para o futuro. Um deles não tem a ver com ir especificamente ao Espaço, embora a ser verdade possa dizer-se que são praticamente “viagens espaciais” entre diferentes pontos da Terra. A maior parte em menos de 30 minutos.

A proposta passa por usar uma nova aeronave de transporte de passageiros, a BFR, que, auxiliada pelos foguetões reutilizáveis Falcon 9, vai ser impulsionada até uma altitude onde já não vai encontrar, virtualmente, qualquer resistência do ar ou vento. Desta forma o potencial de velocidade e eficiência aumenta, no que diz respeito a gastos de combustível.

A maior parte dos tempos de voo propostos pela SpaceX ficam em redor dos 30 minutos, como é o caso da ligação entre Nova Iorque e Paris.  As velocidades máximas de voo previstas podem chegar aos 27.000 km/h. O vídeo de apresentação explica como tudo funciona

Ao que indica a imprensa internacional, Elon Musk não adiantou datas para o lançamento do serviço, mas sabe-se que a aeronave que será utilizada para o transporte de passageiros vai começar a ser produzida num prazo entre seis a nove meses.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.