Os astronautas que regressarem à superfície da Lua, no âmbito da missão norte-americana Artemis III, vão levar plantas e um instrumento que vai estudar os efeitos da radiação e da gravidade parcial lunar no seu crescimento.

O instrumento foi um dos três selecionados pela NASA para a missão prevista para setembro 2026 e com que os Estados Unidos pretendem regressar à superfície da Lua, depois da última alunagem de astronautas em 1972.

A região escolhida para a alunagem da Artemis III será o polo sul, onde haverá água gelada. Uma vez instalados nessa região, os instrumentos científicos vão recolher dados sobre o ambiente e o interior lunar e sobre como será possível suportar a presença humana de longa duração na Lua, permitindo à NASA preparar-se para o envio de astronautas para Marte.

Regresso à Lua: sonda Odysseus tem problemas mas missão partilhou nova imagem
Regresso à Lua: sonda Odysseus tem problemas mas missão partilhou nova imagem
Ver artigo

Um dos instrumentos, segundo um comunicado da NASA, será o primeiro do género a observar a fotossíntese das plantas, o crescimento e as respostas ao stress causados pela radiação e gravidade lunares.

Os dados de crescimento e desenvolvimento das plantas, a par dos parâmetros ambientais medidos pelo instrumento, irão ajudar os cientistas a compreenderem o uso de plantas cultivadas na Lua para a alimentação humana e o suporte de vida na sua superfície e em Marte.

A bordo da Artemis III seguirá também um conjunto de sismómetros para monitorizar o ambiente sísmico no polo sul lunar e caracterizar a sua estrutura geológica, em particular a crosta e o manto.

Artemis III: o regresso à Lua vai ser mais “estiloso” com fatos feitos em colaboração com a Prada
Artemis III: o regresso à Lua vai ser mais “estiloso” com fatos feitos em colaboração com a Prada
Ver artigo

Um terceiro instrumento irá medir a capacidade de os rególitos (detritos rochosos) propagarem um campo elétrico, um parâmetro-chave para a procura de voláteis lunares, especialmente gelo.

Recorde-se que está previsto o regresso de astronautas à órbita da Lua, no âmbito da missão Artemis II, para setembro de 2025.

Sobre a missão Artemis III, além dos pormenores agora divulgados sobre a experiência com plantas, sabe-se igualmente que os astronautas vão estrear fatos com um toque “estiloso” graças a uma colaboração entre a Axiom Space e a Prada.

Num comunicado partilhado em outubro último, a equipa da marca de moda detalhou que vai trabalhar ao longo de todo o processo de design, com vista ao desenvolvimento de soluções para materiais e funcionalidades que deem resposta às exigências da missão lunar.

Clique nas imagens para ver os fatos com mais detalhe

A mais recente versão dos fatos aproxima-se um pouco mais do design final, que será a branco, contando com vários tamanhos disponíveis para os diferentes membros da tripulação e destacando-se por ter capacidades ajustáveis às particularidades de cada corpo.

Os fatos AxEMU (Axiom Extravehicular Mobility Unit), que são uma evolução do design utilizado pela NASA, foram concebidos para dar aos astronautas uma maior flexibilidade, mas também uma maior proteção para fazerem frente ao ambiente inóspito da Lua.

Nas palavras de Michael Suffredini, CEO da Axiom Space, a colaboração com a Prada não foi uma escolha por acaso. Além de toda a experiência da marca a nível de design e técnicas de produção, a empresa acredita que a colaboração poderá dar um toque mais “humano” ao projeto.

Clique nas imagens para ver o primeiro protótipo dos fatos