O telescópio espacial Hubble tem um álbum farto de fotografias cósmicas, mas também tem de músicas. A ideia é da NASA que pôs uma equipa de cientistas a converter os dados digitais registados em som, além de imagem.

Contando já com algumas “faixas”, o projeto de sonificação acaba de ser reforçado, desta vez ao converter em música a interação entre um par de galáxias, captada pelo Hubble. Mais especificamente, trata-se de Arp 140 com a galáxia NGC 275 e a galáxia NGC 274.

A NASA mostra em vídeo a “banda sonora” desta interação cósmica

Mais à esquerda pode ver a galáxia espiral barrada NGC 275 e à direita a galáxia lenticular NGC 274.

NASA transforma dados de telescópios em som e põe estrelas e exoplanetas a “dar música”
NASA transforma dados de telescópios em som e põe estrelas e exoplanetas a “dar música”
Ver artigo

Em galáxias espirais barradas, uma barra de estrelas atravessa o centro da galáxia (vista no vídeo como uma névoa vertical branca brilhante). As galáxias lenticulares, por outro lado, são classificadas entre galáxias elípticas e espirais, recebendo esse nome devido à aparência lateral que lembra um disco. Normalmente não têm muito gás e poeira e são constituídos principalmente por estrelas antigas, explica a NASA.

Os cientistas sonificaram os dados desta imagem, atribuindo tonalidade à cor da imagem como um todo - a luz mais azul é mais alta, a mais vermelha é mais baixa, refere a NASA. O tom é mapeado para o brilho das estrelas e das galáxias de fundo, com base no seu tamanho aparente - os objetos que parecem maiores têm um tom mais baixo e os menores têm um tom mais alto. A luz mais brilhante é mais forte em toda a imagem.

Do alto dos seus mais de 30 anos de viagem, o telescópio espacial Hubble continua a mostrar a espetacularidade do Cosmos. Entre os registos conhecidos mais recentemente está um evento raro tipo flash num lugar muito pouco provável e um aglomerado globular sobrevivente dos primórdios cósmicos.

Veja algumas das melhores imagens já captadas pelo Hubble