As ambições da Amazon na área da navegação inteligente já eram conhecidas, visto que, ainda este mês, a empresa do eCommerce anunciou um projeto cujo objetivo é integrar a sua assistente virtual Alexa nos carros da Ford. Além disso, também já se falou acerca da vontade da Amazon de criar um serviço de entregas feito por uma frota de drones que se conduzem a eles próprios.

Contudo, foi agora revelada uma patente que mostra que a empresa norte-americana está a braços com o desenvolvimento de um sistema de condução autónoma que pretende facilitar a circulação destes veículos em vias rodoviárias cujo sentido pode ser alterado consoante a intensidade do trânsito, para evitar congestionamentos.

De acordo com as informações divulgadas pelo The Guardian, a patente foi submetida em novembro de 2015 à autoridade reguladora dos direitos autorais e propriedade intelectual dos Estados Unidos (USTPO) e recebeu aprovação esta terça-feira, dia 17 de janeiro. No documento, a Amazon chama a atenção para o facto de os sistemas de condução autónoma não terem forma de saber de antemão qual o sentido de circulação da via até estarem já embrenhados no trânsito, o que comporta riscos para a segurança de todos.

Segundo consta, a tecnologia apresentada diz respeito a um sistema de gestão rodoviária que permite que as estradas “comuniquem” com os carros autónomos, de modo que os veículos saibam previamente para que lado circula o trânsito antes de entrarem na via. Este sistema poderá comunicar com vários carros ao mesmo tempo e coordenar os movimentos entre eles, evitando possíveis acidentes.

A automatização tem sido um elemento-chave da estratégia de crescimento da Amazon. Desde os seus centros de armazenamento às suas frotas de veículos de distribuição, a gigante do comércio eletrónico tem vindo a apostar significativamente na autonomia dos robots que tem ao seu serviço.

Recorde-se que em dezembro, a Amazon concretizou com sucesso a primeira entrega com um drone autónomo, parte do ainda exclusivo projeto Prime Air.