Para continuarem seguros, os utilizadores do sistema operativo da Microsoft terão de fazer o upgrade para o Windows 8.1 ou para o Windows 10, lançado em julho de 2015.

Em outubro de 2015, o Windows 8 ainda aparecia listado pela Net Applications entre os sistemas operativos com mais utilizadores, embora com uma quota de 2,18%.

Nessa altura o Windows 8.1 garantia mais de 10% de quota e o Windows XP acima dos 11%. O mais representativo, e de forma acentuada, era o Windows 7 (acima dos 55%). O “novo” Windows 10 conseguia uma quota muito perto dos 8%.

Esta terça-feira, 12 de janeiro, foi também o dia escolhido pela Microsoft para parar de dar suporte ao Internet Explorer 8, 9 e 10.

A gigante da informática lançou entretanto uma atualização final, com o objetivo de incentivar as centenas de milhões de utilizadores das versões “condenadas” do browser a descarregarem a versão mais recente, o Internet Explorer 11.

Quem não atualizar o navegador ficará exposto a vulnerabilidades de segurança, além da existência de possíveis problemas de estabilidade no IE que não serão corrigidos.