Começou hoje, 13 de março, a campanha oficial de qualificação da Seleção Nacional ao campeonato europeu de futebol. Podia soar estranho, pois a nossa seleção já está qualificada, naquela que é considerada uma das melhores campanhas da história do futebol nacional. Trata-se da seleção que vai representar Portugal em futebol virtual no eEuro 2024. Hoje, os jogadores vão concentrar-se na Cidade do Futebol, começando o estágio de preparação para o importante qualificador que decorre no próximo fim-de-semana, dias 16 e 17 de março.

A seleção é composta por Diogo “Tuga810” Pombo, um dos jogadores mais experientes portugueses em FIFA/FC 24, atualmente a representar a Betclic Apogee, juntamente com o seu colega Tiago “Darkley11” Pires. A equipa fica completa com João “Jafonsogv” Vasconcelos, jogador da Luna Galaxy e Diogo “Licapu7” Silva da SC Braga/EGN Esports.

eFPF seleção nacional de futebol virtual
Os 12 pré-convocados para o estágio da seleção nacional de futebol virtual no início de 2024. Créditos: eFPF

Antes de partirem para o estágio, Tuga810 e Darkley11 concederam uma entrevista ao SAPO TEK, explicando como foi a sua adaptação ao novo formato de jogo, as condições que a Federação Portuguesa de Futebol oferece aos atletas e a responsabilidade de representar o país nesta competição de seleções.

Este ano a qualificação é composta por oito grupos, com sete a oito seleções em cada. Para a fase final do Euro apenas passa o vencedor de cada grupo, onde já espera a Alemanha, por ser a anfitriã do eEuro 2024. As equipas vão jogar num formato de Round Robin, ou seja, um melhor de dois (Bo2) com cada seleção do grupo, onde são atribuídos 3 pontos por vitória. Em caso de empate, não existe a distribuição de 1 ponto, mas sim um terceiro jogo com golo de ouro para desempatar. Metade dos jogos serão realizados no sábado e os outros no domingo.

Explicando no que consiste o estágio, “o que costumamos fazer tem parte de treino técnico, tem a componente física e mental. É um estágio enriquecedor, com muitas componentes que acabam por nos ajudar a preparar da melhor forma essa qualificação”, salienta Tuga810.

Por coincidir com o Euro 2024 entre as seleções de futebol real, esta é uma competição de eSports muito importante para os jogadores de FC 24, salienta Darkley11. “A FPF dá-nos as melhores condições, como nos deu anteriormente para a qualificação do mundial. Ficamos na Cidade dos Atletas, temos acesso ao ginásio, termos a nossa parte tática e treino técnico. A FPF é faz-nos sentir como os jogadores de futebol real, dormimos nos mesmos quartos e camas, o refeitório e acho que são poucas as seleções que fazem isso”.

Diogo “Tuga810” Pombo
Diogo “Tuga810” Pombo é o jogador mais experiente da Seleção Nacional. Créditos: eFPF

Tuga810 acrescenta ainda que quem está à frente dos eSports na Federação Portuguesa de Futebol, o Raúl e o Pedro Viras, juntamente com os resultados que os jogadores têm alcançado ao longo dos anos, têm garantido “as mesmas condições aos eSports que garante à Seleção Nacional A de futebol. Isso é muito gratificante e motivador para nós ver que por parte da Federação que estão a investir e que percebem que a vertente dos eSports, neste caso no futebol virtual, poderá dar grandes frutos”.

Olhando para a diferença entre defender as cores do seu clube e a representação de Portugal nas competições se seleções, Darkley11 refere que pela sua equipa luta diariamente num trabalho individual. “Pela seleção é um sentimento de fazer por todos aqueles que esperam chegar ao nosso patamar, de nível de seleção. É um sentimento de ter uma nação atrás e todos a rumar no mesmo sentido e conquistar aquilo que todos queremos. E sentimos isso, pelas mensagens que recebemos de apoio de toda a gente e não apenas de colegas de trabalho".

Para Tuga810, Portugal é um dos países onde a sua seleção recebe sempre muito apoio onde joga, onde as pessoas partilham com os seus familiares e partilham nas redes sociais. Sente essa avalanche de apoio de todos, seja de fãs como de staff das comunidades de eSports. Sente sempre um grande carinho desta comunidade, não apenas no futebol virtual, como dos eSports em geral. Acrescenta que esse apoio é sempre bastante motivante.

Diogo “Tuga810” Pombo e Tiago “Darkley11” Pires
Diogo “Tuga810” Pombo e Tiago “Darkley11” Pires Créditos: Betclic Apogee Esports

Nada está decidido para o qualificador, mas traçando um perfil às seleções adversárias, Tuga810 está confiante que Portugal está entre as favoritas à passagem. Mas afirma que existem muitos bons jogadores nas outras seleções, que na sua análise, poderá ver o primeiro lugar disputado entre Portugal e a Roménia, uma vez que um dos seus jogadores é um dos melhores a nível mundial.

Relativamente às restantes seleções, na teoria, os jogadores não tiveram um registo tão bom nos últimos anos, mas pessoalmente, o jogador português destaca estas duas seleções como favoritas. “Mas vamos trabalhar para que Portugal seja a seleção qualificada do grupo”. A Noruega também foi apontada como uma das três mais fortes do grupo composto ainda pela Eslováquia, Lituânia, Islândia e Arménia.

Os jogadores destacam ainda as regras do qualificador, com jogo em casa e fora. Neste caso, jogar em casa significa utilizar o servidor oficial mais próximo do país, que no caso de Portugal é em Madrid. A definição de jogar em casa e fora no futebol virtual diz respeito ao favorecimento da latência devido à proximidade dos servidores.

Diogo “Tuga810” Pombo
Diogo “Tuga810” Pombo comemora mais uma vitória pela Seleção Nacional. Créditos: eFPF

De salientar também que a competição vai estrear um formato que não existia há alguns anos. Cada país vai jogar com a representação virtual das suas cores em FC24, o chamado “Modo 95”, em que todos os jogadores de todas as equipas têm estatísticas iguais, neste caso a 95 pontos. No ano passado, os jogadores jogavam com contas abertas.

Para Tuga810 trata-se de um modo diferente, que os jogadores não estão habituados, por ter sido estreado este ano. Por um lado, refere tratar-se de um aspeto negativo, porque os modos diferem bastante, sendo necessário uma grande capacidade de adaptação num curto espaço de tempo. Por outro lado, além de conceder igualdade nas equipas a todos os atletas, é sempre motivador jogar com a seleção do seu país.

Tiago “Darkley11” Pires
Tiago “Darkley11” Pires Créditos: Betclic Apogee Esports

Todos os jogadores das seleções adversárias são estudados antes das grandes partidas. Para Darkley11, é muito importante conhecer as suas rotinas e dinâmicas dos adversários, o que faz quando chega à linha. “Acredito que conta muito para a preparação do jogo, avaliar os adversários”. Tuga810 diz que em FC24 existem várias formas de atacar e marcar golos, por isso é importante saber quais as formas que os adversários utilizam, os seus pontos fortes e fracos, para que possam dar “counter” às suas jogadas.

Durante uma temporada, a Electronic Arts altera constantemente as funcionalidades do jogo, obrigando os jogadores competitivos a rápidas alterações. Sejam jogadas que tornam certos lances infalíveis de golo ou outras situações exploradas pelos atletas acabam por ser corridas ao longo da época. As trivelas e as finesses estavam muito boas nesta edição de FC 24, mas um patch lançado cortou essa efetividade, que era explorado pelos jogadores, dando sempre golo quando executado no timing correto. Agora são os cruzamentos para jogadores altos, com stats que lhes permitam saltar mais alto que o normal, são os mais eficazes. Para Tuga 810, um jogador que consiga adapta-se mais rapidamente a estas alterações ganha vantagem no jogo.

Entre os dois jogadores mais cotados da atualidade no futebol virtual, que jogam juntos no mesmo clube e na Seleção Nacional, Darkley11 começou por elogiar o seu companheiro de equipa Tuga810, por ser a sua inspiração para o início de carreira no competitivo. “Não existe ninguém no mundo como o Tuga810 em termos mentais e de capacidade de adaptação, assim como a consistência”.

Diogo “Tuga810” Pombo e Tiago “Darkley11” Pires
Diogo “Tuga810” Pombo e Tiago “Darkley11” Pires jogam juntos há anos e continuam juntos tanto na Seleção Nacional de Portugal como na organização Betclic Apogee Esports. Créditos: Betclic Apogee

Do outro lado, para Tuga810, apesar de Darkley11 ser jovem, tem versatilidade e também capacidade de adaptação. “Tenho de sublinhar a sua capacidade ofensiva, de conseguir explorar em espaços curtos as fintas, não aquelas que todos os jogadores fazem, mas as que são feitas no local, à hora exata, com capacidade de fintar um adversário para finalizar”.

Mas no embate direto entre os dois, destacam o equilíbrio nas vitórias, vencendo aquele que mais rapidamente consegue adaptar-se a determinada versão.