É apresentado amanhã um conjunto de melhorias à Central de Responsabilidade de Crédito, um banco de dados, gerido pelo Banco de Portugal, que permite conhecer o estado dos empréstimos de cada português.

O sistema, que tem vindo a ser aperfeiçoado com o apoio da Novabase vai passar a permitir também o acesso a informação fiscal de cada consumidor, informação proveniente de outros bancos centrais europeus ou das secretarias dos tribunais com dados sobre certidões e sentenças de insolvência.

As alterações facilitam a avaliação do risco associado a cada crédito, já que introduzem mais informação sobre cada consumidor, mas também estendem no tempo as possibilidades de acesso à base de dados permitindo a quem vende conhecer o historio do cliente e se tem ou não situações anteriores de incumprimento, em qualquer altura.

De acordo com o Diário de Notícias, que avança a informação, algumas das melhorias desenvolvidas pela tecnológica nacional já estão mesmo em funcionamento, como a possibilidade de consultar a informação registada online, 16 horas por dia, todos os dias da semana.

A Central de Responsabilidade de Crédito inclui informação sobre todo o tipo de crédito, letras, descobertos de contas bancárias, utilização de cartões de crédito e operações de leasing.