Quando se junta uma das maiores tecnológicas do mundo à empresa que tem tentado reacender o interesse pelos veículos Segway, o resultado é um Segway inteligente - mas inteligente ao ponto de poder servir como o mordomo lá de casa.

O projeto Advanced Personal Robot (APR) foi mostrado na Consumer Electronic Show pela Intel e pela Ninebot.

Na prática o utilizador pode usar o Segway para deslocar-se em casa ou na rua, mas sempre que o veículo não tiver uma pessoa em cima pode assumir funções inteligentes, explica o The Verge. Este pequeno robot de protocolo consegue transportar objetos quando tem instalado um módulo que lhe coloca dois braços ou pode ir até à porta de casa saber quem tocou à campainha.

A Intel garante que no segundo semestre do ano este robot-veículo vai ser disponibilizado aos programadores, havendo a inteção de transformar o conceito num produto comercializável - pois um equipamento como este em empresas de grandes dimensões pode fazer sentido.


A tecnológica liderada por Brian Krzanich garantiu ainda que o projeto vai manter-se num formato aberto, o que significa que os programadores vão poder explorar e inventar novos usos para o sistema robótico híbrido.

Veja ainda outras novidades da CES 2016