O cloud computing, o open source e as arquitecturas orientadas aos serviços revelam-se algumas das áreas com maior potencial de crescimento no domínio do software, mas para que este potencial se concretize é preciso que sejam removidas algumas das principais barreiras ao seu desenvolvimento.

A conclusão é de um estudo encomendado pela Comissão Europeia, ainda em realização, que procura analisar a evolução do software e dos serviços TI no espaço europeu, concluindo que, em termos genéricos, é crucial para o desenvolvimento do mercado europeu de software e serviços e TI a manutenção dos incentivos de organismos públicos e o suporte às actividades de I&D desta indústria.

Os números da PAC, empresa que está a realizar o estudo, indicam que o mercado de software web based vai crescer cerca de 20,5 por cento nos próximos doze meses. Neste desenvolvimento será a área de cloud computing o "segmento mais dinâmico" do mercado, posicionando logo em seguida está o open source.

"O open source está a desempenhar um papel extraordinariamente importante na indústria do software e já pode ser visto como uma alternativa viável aos produtos tradicionais de software", defende Frederic Giron.

O director da empresa acrescenta que "o open source está também a desempenhar um papel importante na adaptação dos sistemas de informação, permitindo aos prestadores de serviços servir melhor as necessidades dos seus clientes.

Os responsáveis do estudo, citados pelo VNunet no âmbito de uma confrence call que antecipou alguns resultados do trabalho, dizem que o principal obstáculo identificado no que se refere ao desenvolvimento do mercado europeu de software é a sua enorme fragmentação, o que terá de merecer uma atenção especial da CE para ser ultrapassado.