(2ª atualização) São muitas (e boas) as aplicações criadas por developers portugueses, sejam empresas ou programadores individuais que usam o seu tempo livre para desenvolver ferramentas para as várias plataformas móveis. O TeK tem vindo a dar conta disso mesmo e agora aliou-se à Microsoft em mais uma iniciativa que pretende destacar a criatividade e qualidade do desenvolvimento nacional.

O concurso App do mês do App me UP estreou-se em fevereiro e desafia o engenho de quem tinha uma ideia para uma aplicação e procurava um meio de a colocar em prática, tirando partido de uma plataforma de desenvolvimento mais simples.

Entre as melhores ideias apresentadas em fevereiro foram seleccionadas três aplicações que vamos agora submeter ao escrutínio apurado dos leitores do TeK, através de uma votação que já está online e na qual podem escolher a que merece um destaque no site e um smartphone Nokia Lumia.

Nos próximos meses serão colocados a votação novas aplicações, entretanto submetidas ao App me Up, que terão direito ao mesmo "tratamento".

Esta é uma área na qual a Microsoft está a apostar fortemente. A empresa ainda hoje anunciou um investimento de 18 milhões de dólares, em conjunto com a Nokia, para incentivar a criação de aplicações a nível global, dando mais razões aos programadores e criando novas fontes de interesse para os utilizadores do Windows Phone recorrerem ao Marketplace.

Aqui por terras lusas a intenção é também de desenvolver um ecossistema, tirando partido da criatividade dos portugueses, que já têm vindo a dar provas disso mesmo. E os leitores do TeK podem ajudar a escolher, todos os meses, a melhor proposta apresentada no App me Up.

Sem qualquer prioridade para além da ordem alfabética, fica abaixo uma pequena descrição das aplicações já escolhidas no mês de fevereiro. E que vença a melhor!

Bubbletastic

[caption]Nome imagem[/caption]
A simplicidade é palavra de ordem neste jogo publicado por Valter Costa. No Bubbletastic o utilizador tem a tarefa de remover as bolhas de ar na água de diferentes cidades, mas com um número limitado de movimentos que podem tornar o objetivo mais difícil.

A primeira cidade do jogo é Nova Iorque mas o programador promete adicionar mais cidades em breve.

[caption]Nome imagem[/caption]

The Listener 2.0

[caption]Nome imagem[/caption]
Mais "utilitária" a aplicação The Listener 2.0 permite gravar som de fontes externas ao telemóvel e está integrada com o interface do Windows Phone 7.5 e com o hub de música e vídeo, o que permite fazer pin das gravações e destacá-las nos menus.

A aplicação de Eduardo Serrano foi publicada no início de fevereiro e já foi atualizada para corrigir alguns pequenos problemas. Custa 0,99 euros.

[caption]Nome imagem[/caption]

uMeter

[caption]Nome imagem[/caption]
Produzida pela Tekever, esta aplicação tem por função medir o consumo de energia, ajudando a reduzir as despesas. O download do uMeter é gratuito e dá uma visão rápida do consumo mensal, ajudando a fazer projeções e a manter um histórico da energia gasta, calculando também as emissões de C02 relacionadas.

[caption]Nome imagem[/caption]

Quem merece ganhar a App do mês em fevereiro? Deixe o seu voto no local próprio, na coluna da direita e ajude-nos a escolher. A votação fica online até às 20 horas do dia 28, e quem tiver mais votos ganha.

No próximo mês há mais!

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: A notícia foi atualizada para incluir de forma mais clara a referência de que o concurso App me Up se realiza todos os meses e que as aplicações agora em votação são as que foram submetidas no mês de fevereiro.

2ª atualização: Devido a alguns problemas de indisponibilidade das votações durante a tarde do último dia prolongamos por mais duas horas o prazo, estendendo até às 20 horas do dia 28 a contagem dos votos.