A Disney e Epic Games anunciaram um acordo para a criação de um novo universo de entretenimento expansivo de jogos em mundo aberto com ligação a Fortnite e a sua base de mais de 100 milhões de jogadores ativos. Nos comunicados das empresas, a palavra metaverso parece "interdita", mas é exatamente o tipo de conteúdo que se esperaria encontrar se esta revelação tivesse sido feita há cerca de dois anos.

Este universo em mundo aberto, persistente, suportado por uma componente social, dando vida às histórias da Disney e com interoperabilidade com Fortnite e a sua base de jogadores é basicamente tudo aquilo com que Mark Zuckerberg sonhou para o seu “esquecido” metaverso. Só faltava mesmo ser em realidade virtual.

Mais que um acordo de parceria, a Disney quis jogar pelo seguro e avançou com a compra de uma fatia da Epic Games, num investimento de 1,5 mil milhões de dólares. Este negócio ainda está dependente da aprovação dos reguladores.

Veja no vídeo o anúncio da parceria entre a Disney e a Epic Games:

Segundo o comunicado, além de uma experiência de jogos de classe mundial, a Disney diz que este novo universo persistente, construído com base no motor Unreal, vai oferecer novas oportunidades para os utilizadores jogarem, assistirem a filmes, fazerem compras e interagirem com o conteúdo. A parceria promete meter toda “carne no assador” e oferecer as personagens e histórias clássicas da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, Avatar e outros.

Os jogadores vão poder criar as suas próprias histórias e criar experiências, expressarem-se como fãs e claro, partilhar esses conteúdos com outros utilizadores e jogadores.

Segundo Robert Iger, CEO da The Walt Disney Company, esta parceria marca a maior entrada da empresa na indústria do gaming, sendo uma oportunidade significativa de crescimento e expansão. Tim Sweeney, o patrão da Epic Games, destaca que a Disney foi uma das primeiras empresas a acreditar no potencial de juntar mundos a Fortnite e utilizar o Unreal no seu portfólio.

De recordar que séries televisivas como O Mandalorian teve a ajuda da tecnologia da Epic para dar vida aos cenários. Jogos como Kingdom Hearts 3 e Star Wars Jedi: Survivor também foram construídos com Unreal. A mais de 15 atrações dos parques temáticos da Disney, como o Millenium Falcon: Smugglers Run e Star Wars: Galaxy’s Edge também foram construídas com o apoio da Epic Games.

A parceria entre a Disney e a Epic Games já tinha sido “testada” em Fortnite com sucesso. Os eventos e colaborações de conteúdos, levando para o famoso battle royale ativações dentro do jogo foram sempre bastante concorridos pelos jogadores. Exemplo disse foi o evento ao vivo Marvel Nexus War com o Galactus, que atraiu mais de 15,3 milhões de jogadores.

Sobre a colaboração, ainda não se sabe quais as plataformas ou como os jogadores vão poder aceder a esta experiência. Mas no trailer é mencionado que a revelação oficial está para breve. Pela imagem partilhada, o mundo será composto por diversas ilhas, representando os diferentes universos da Disney. E não apenas mundos de fantasia, como o acesso a outros conteúdos da gigante do entretenimento como a possibilidade de assistir a eventos desportivos da rede ESPN.