A Swiss Post quer ser pioneira na entrega de encomendas com o auxílio de pequenos drones. O serviço deve estar a funcionar já a partir do verão. A entidade pretende utilizar quadricopteros desenvolvidos pela empresa Matternet One para fazer as entregas.



Os quadricopteros, batizados com o nome Matternet ONE, conseguem carregar encomendas com um peso até um quilo e têm uma autonomia de quase 20 quilómetros. O programa piloto vai ter início no verão.



De acordo com informações divulgadas pela empresa, o programa piloto "vai servir para testar o conceito, de forma a esclarecer o quadro jurídico, considerar as condições locais e testar as capacidades técnicas dos drones".



A empresa responsável pelo fabrico dos drones, a Matternet não é propriamente um novo player neste mercado. Os seus aparelhos voadores já foram usados para entregar medicamentos no Haiti.



"A Swiss Post escolheu um grande parceiro para o projeto. Nós vamos fornecer-lhes toda a tecnologia (drones, almofadas de aterragem, baterias, estações de carregamento e software cloud), assim eles só precisam de se concentrar nas suas atividades", referiu Andreas Raptopoulos, fundador da Matternet, em declarações ao TechCrunch.



Empresas como a Amazon, Google e Alibaba, já anteriormente tinham testado o envio de entregas com recurso a drones. As limitações legais para voos comerciais operados por drones impedem que as experiências, pelo menos para já, avancem mais.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.