A Swiss Post quer ser pioneira na entrega de encomendas com o auxílio de pequenos drones. O serviço deve estar a funcionar já a partir do verão. A entidade pretende utilizar quadricopteros desenvolvidos pela empresa Matternet One para fazer as entregas.



Os quadricopteros, batizados com o nome Matternet ONE, conseguem carregar encomendas com um peso até um quilo e têm uma autonomia de quase 20 quilómetros. O programa piloto vai ter início no verão.



De acordo com informações divulgadas pela empresa, o programa piloto "vai servir para testar o conceito, de forma a esclarecer o quadro jurídico, considerar as condições locais e testar as capacidades técnicas dos drones".



A empresa responsável pelo fabrico dos drones, a Matternet não é propriamente um novo player neste mercado. Os seus aparelhos voadores já foram usados para entregar medicamentos no Haiti.



"A Swiss Post escolheu um grande parceiro para o projeto. Nós vamos fornecer-lhes toda a tecnologia (drones, almofadas de aterragem, baterias, estações de carregamento e software cloud), assim eles só precisam de se concentrar nas suas atividades", referiu Andreas Raptopoulos, fundador da Matternet, em declarações ao TechCrunch.



Empresas como a Amazon, Google e Alibaba, já anteriormente tinham testado o envio de entregas com recurso a drones. As limitações legais para voos comerciais operados por drones impedem que as experiências, pelo menos para já, avancem mais.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico