O dispositivo de realidade virtual Oculus Rift está a testar duas novas funcionalidades que vão chegar em breve aos dispositivos. O primeiro é o sistema de transmissão em direto para o Facebook Live, permitindo às pessoas, através da rede social, assistir ao que o utilizador está a ver ou a experienciar em tempo real.

O sistema de partilha é integrado diretamente na API da tecnologia para que os produtores possam introduzir nos seus jogos e aplicações. A funcionalidade é opcional, fica ao critério das produtoras introduzirem nos seus títulos, mas é referido no comunicado que há centenas de aplicações compatíveis, incluindo o Echo VR e Dead & Buried que já estão preparados.

Uma das vantagens de fazer streaming diretamente através das apps ou da dashboard do sistema, é ter acesso às ferramentas no espaço virtual para controlar quem está a assistir, evitando dessa forma levantar o headset para olhar para o computador, como é habitual.

A outra funcionalidade é chamada Public Homes, um espaço social em ambiente de realidade virtual. Os utilizadores podem procurar outros utilizadores e espaços com interesses em comum e estabelecer amizades online. Tal como se recebesse convidados na sala de estar, este Hub virtual permite mostrar a outros utilizadores itens colecionáveis, assim como o design do interior da sua sala virtual.

Se colocar o perfil em modo “público” irá aparecer nas listas de outros utilizadores, e partir também na aventura de explorar outras salas virtuais. Tal como qualquer outro espaço social, os utilizadores podem ativar as ferramentas de privacidade, silenciar os visitantes ou reportar abusos.