O dispositivo de realidade virtual Oculus Rift está a testar duas novas funcionalidades que vão chegar em breve aos dispositivos. O primeiro é o sistema de transmissão em direto para o Facebook Live, permitindo às pessoas, através da rede social, assistir ao que o utilizador está a ver ou a experienciar em tempo real.

O sistema de partilha é integrado diretamente na API da tecnologia para que os produtores possam introduzir nos seus jogos e aplicações. A funcionalidade é opcional, fica ao critério das produtoras introduzirem nos seus títulos, mas é referido no comunicado que há centenas de aplicações compatíveis, incluindo o Echo VR e Dead & Buried que já estão preparados.

Uma das vantagens de fazer streaming diretamente através das apps ou da dashboard do sistema, é ter acesso às ferramentas no espaço virtual para controlar quem está a assistir, evitando dessa forma levantar o headset para olhar para o computador, como é habitual.

A outra funcionalidade é chamada Public Homes, um espaço social em ambiente de realidade virtual. Os utilizadores podem procurar outros utilizadores e espaços com interesses em comum e estabelecer amizades online. Tal como se recebesse convidados na sala de estar, este Hub virtual permite mostrar a outros utilizadores itens colecionáveis, assim como o design do interior da sua sala virtual.

Se colocar o perfil em modo “público” irá aparecer nas listas de outros utilizadores, e partir também na aventura de explorar outras salas virtuais. Tal como qualquer outro espaço social, os utilizadores podem ativar as ferramentas de privacidade, silenciar os visitantes ou reportar abusos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.