A Agência Europeia para a Segurança na Aviação (EASA) anunciou esta quarta-feira que foi criada uma equipa especial para investigar os riscos de colisão entre drones e aviões em vários aeroportos europeus.

De acordo com o anúncio da EASA, a equipa vai responsabilizar-se pela análise às estruturas de várias aeronaves para que sejam identificadas vulnerabilidades. Caso considerem necessário, a equipa poderá chegar a testar as consequências dos embates, provocando choques em ambientes controlados.

Apesar de ainda não terem sido confirmados quaisquer acidentes entre aviões e drones, a ressonância que os media têm dado à emergente hipótese de colisão foi justificação suficiente para levar a agência a criar esta equipa, disse uma porta-voz da EASA ao Mashable.

Apesar da maioria dos relatos acabar por não se confirmar, a agência considera que este fenómeno tem de ser levado em conta.

A equipa é maioritariamente composta por engenheiros e fabricantes de aeronaves e deverá apresentar os primeiros relatórios durante o próximo mês de julho.

Recorde-se que, no passado mês de abril, um piloto da British Airways alegou ter chocado com um drone enquanto abordava uma das pistas de aterragem do aeroporto de Heathrow. Embora a teoria tenha perdido força, o caso reuniu alguma atenção que certamente pesou nesta decisão da EASA.

O enquadramento legal para a utilização de drones na Europa, que está a ser desenvolvido pela agência, já prevê um conjunto de medidas de segurança para que estes acidentes sejam evitados. Não fazer voar o drone acima dos 150 metros de altitude, identificar os aparelhos e operá-los com um sistema de limitação geográfica são algumas das suas recomendações.

A utilização de drones perto das imediações de aeroportos também vai requerer uma autorização especial.

Em Portugal, Autoridade Nacional de Aviação Civil propõe uma altitude máxima de 120 metros e também define um conjunto de restrições no que toca aos espaços onde os drones podem voar. A proposta de regulamento estará em consulta pública até 23 de maio.