O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) está a preparar a primeira edição do Exercício Internacional de Cibersegurança, que será dedicada ao setor da energia. A iniciativa decorre em cooperação com o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Moçambique (INTIC), o Ministério da Economia Digital de Cabo Verde (MED) e o Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação de Cabo Verde (NOSi).

A ação acontece no próximo dia 10 de abril, simultaneamente nos três países participantes - Cabo Verde, Moçambique e Portugal -, a partir das instalações do CNCS, onde haverá uma sala de controlo da ação do exercício, responsável pelo envio de mensagens de correio eletrónico, cujo objetivo é estimular respostas/ações por parte dos intervenientes de Cabo Verde e Moçambique.

“A criticidade e importância do sector da energia para o normal funcionamento da sociedade e economia, conjuntamente com os serviços digitais e com a cadeia de fornecimento, torna crucial o desenvolvimento deste exercício, à escala internacional, de modo a testar e preparar o sector para possíveis cenários de ataque em grande escala”, refere o CNCS em comunicado.

Eleições: capacidades de defesa contra desinformação postas à prova em novo exercício de cibersegurança
Eleições: capacidades de defesa contra desinformação postas à prova em novo exercício de cibersegurança
Ver artigo

Além de testar a cooperação internacional entre as diferentes entidades responsáveis pela cibersegurança dos três países, na sequência de incidentes com impacto no setor da energia, o Exercício Internacional de Cibersegurança vai permitir que cada uma das entidades participantes teste a coordenação interna entre autoridades e entre estas e as empresas do sector da energia.

Enquanto coordenador operacional e autoridade nacional de cibersegurança, o CNCS tem vindo a organizar vários exercícios nesta matéria junto do Estado, operadores de infraestruturas críticas nacionais, operadores de serviços essenciais e prestadores de serviços digitais.

Um dos mais recentes contou com a participação de mais de 270 câmaras municipais, com quase 1.000 pessoas a trabalharem em rede para aumentar a capacidade de resiliência das autarquias.

Além de analisar o grau de maturidade dos municípios, o ExNCS’23 teve como objetivo testar a sua capacidade de resposta a incidentes e proficiência na aplicação do Regime Jurídico de Segurança do Ciberespaço.