Nos próximos dois anos a HP vai reduzir em 25% o número de modelos de PCs e de impressoras desenvolvidos e comercializados, numa tentativa de contrariar os resultados financeiros em baixa registados já este ano e previstos para o próximo ano fiscal.


As decisões anunciadas ontem vêm na sequência do plano de reestruturação da empresa anunciado em Maio passado, com o objetivo de corrigir "os vários erros" cometidos nos últimos anos, especialmente ao nível da criação de uma linha de smartphones e de tablets, bem como das indecisões relativamente à venda do seu negócio dos PCs.


Se ao nível da redução dos postos de trabalho as metas estão já definidas, coube agora a vez de a HP anunciar a estratégia para os seus vários setores de negócio, com especial ênfase para os computadores pessoais.


Neste capítulo, a empresa anunciou que até 2014 vai simplificar as suas linhas de PCs, reduzindo em 25% o número de modelos, a que se junta um corte de 30% na atual oferta de modelos de impressoras.


Como parte desta estratégia, a HP pretende também reforçar a sua aposta no design dos produtos, especialmente nas suas linhas de PCs "tudo-em-um", de ultrabooks e de tablets. "Não queremos fazer coisas feias" simplificou ontem a CEO da empresa, Stacy Wolf, vide presidente da área de design industrial da HP, durante a apresentação da nova estratégia, citada pelo Computerworld.


Outra das apostas que a HP ontem reforçou prende-se com a sua linha de tablets para o segmento empresarial. "Prevemos que esta gategoria de produto (na HP) cresça três vezes a taxa de crescimento prevista para o mercado dos tablets" afirmou na mesma altura Todd Bradley, vice presidente executivo da HP da área de Printing and Personal Systems Group.


Ao nível dos PCs tudo-em-um e dos tablets, a empresa começou já a concretização prática da estatégia explicada ontem, através dos novos modelos SpectreONE e do ElitePad HP 900.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico