Esta quinta-feira, dia 18 de janeiro, comemorou-se o 80º aniversário do computador Colossus, que ajudou a descodificar os códigos dos nazis durante a Segunda Guerra Mundial, ditando a vitória dos Aliados. Segundo a GCHQ, a agência de inteligência do Reino Unido, o Colossus foi construído durante a guerra para decifrar mensagens criticas estratégicas entre os generais alemães na ocupação da Europa. No entanto, apenas no início dos anos 2000 é que este foi revelado, tendo-se mantido secreto durante mais de 60 anos.

Esta máquina foi crucial para enganar Hitler durante o D-Day, tendo produzido informações de inteligência que convenceram os nazis de que os Aliados iriam lançar a invasão a partir de Pas De Calais e não na Normandia.

Veja na galeria imagens do Computador Colossus:

As imagens inéditas partilhadas pela GCHQ mostram o computador a trabalhar, uma máquina com cerca de dois metros de altura e composta por cerca de 2.500 válvulas. É considerado o primeiro computador digital, segundo a agência. Juntamente com o Colossus, foi partilhada uma fotografia de uma carta com informações do progresso no trabalho feito de decifrar a comunicação entre os oficiais nazis.

A diretora da GCHQ, Anne Keast-Butler, salienta como a inovação tecnológica sempre foi o centro do trabalho na agência e o Colossus é o exemplo de como está na vanguarda tecnológica, “mesmo quando não podemos falar disso”. Salienta ainda o trabalho criativo e de dedicação de Tommy Flowers e a sua equipa na invenção deste computador, que ajudaram a manter o Reino Unido seguro.

A GCHQ salienta que os engenheiros e decifradores que trabalharam no Colossus juraram secretismo, ao contrário da máquina que descodificou o Enigma dos nazis, fazendo com que o computador ficasse fora dos livros de história por seis décadas. E no final da Segunda Guerra Mundial, oito de 10 máquinas foram destruídas e Tommy Flowers foi obrigado a entregar toda a documentação da construção do Colossus à GCHQ. A tecnologia era tão eficiente que as suas funcionalidades continuaram a ser utilizadas até ao início dos anos 1960.

Para se ter ideia do secretismo em torno do Colossus, muitos dos engenheiros supervisionados por Tommy Flowers não tinham ideia de que estavam a ajudar a construir o computador. Apenas um pequeno grupo, com juramento da lei dos segredos oficiais sabiam o trabalho a ser feito com a máquina.

O Colossus tornou um precursor importante na computação eletrónica e digital moderna e muitos dos envolvidos no uso deste computador tornaram-se pioneiros e líderes nesta indústria nas décadas seguintes à Segunda Guerra Mundial.