Sem direito a um final feliz ou uma mensagem de parabéns com créditos a rolarem, o final da versão NES de Tetris foi confirmado oficialmente: o mítico congelamento do jogo (killscreen) ao atingir o nível 157. Alcançar este “estranho” final era o desafio que os fãs de Tetris da NES procuravam fazer há 34 anos, basicamente desde que o jogo foi lançado na consola da Nintendo.

A proeza foi realizada por um talentoso jovem de 13 anos, certamente um dos melhores jogadores de Tetris do mundo. Lançado em 1989, até agora não existem registos de alguém ter conseguido alcançar este registo obtido nos últimos dias de 2023. É possível ver o feito do jovem conhecido na comunidade como Blue Scuti num vídeo partilhado no canal de YouTube oficial do Torneios Mundiais de Tetris Clássico.

É referido que o jovem conseguiu fazer algo que só a inteligência artificial tinha conseguido, ao vencer o famoso jogo de Tetris. Em entrevista, o jovem explicou que o seu desejo era bater apenas o recorde do campeão de 2023 do NES Tetris conhecido como fratal161, mas continuou. “Estava apenas a cerca de 18 linhas da marca do congelamento, e se estava tão perto, tentei alcançá-lo”.

O mítico congelamento foi primeiramente registado por um veterano de Tetris há décadas, mas não existem registos, sendo o jovem o primeiro desde que os recordes necessitam de ser gravados e submetidos ao júri oficial. Segundo o VG247, o congelamento do jogo ao nível 157 deve-se ao facto que durante a sua produção, os programadores nunca tivessem pensado na ideia de alguém se dedicar tanto tempo para atingir esta marca pela elevada dificuldade.

A maior dificuldade de Blue Scuti sentiu foi a cerca de 30 minutos de jogo, quando os nervos começaram a surgir. A esse ponto, falhar um combo de cinco linhas pode ditar o fim da tentativa. O nível 146 foi o mais difícil para si, devido ao facto de a palete de cores tornar as peças difíceis de ver no monitor que utiliza.

Pode assistir a um pequeno documentário que explica a evolução dos recordes do Tetris Clássico e as técnicas que os jogadores foram encontrando para ultrapassar a velocidade com as peças caem a partir dos níveis avançados. Ainda que o jogo tenha o tal “crash” no nível 157, o último desafio oficial do jogo é 255. A comunidade espera agora criar uma ferramenta que permita contornar o erro do nível 157 e continuar a corrida pelos seguintes.