A Gartner divulgou hoje previsões para o mercado de PCs em 2012. A consultora defende que as vendas de equipamentos este ano aumentarão 4,4% para os 368 milhões de unidades.



A informação é divulgada pelo TechCrunch, que cita um analista da consultora explicando que os consumidores têm adiado a compra de novos equipamentos, uma tendência que já se verificava o ano passado e que continuará a ter um forte impacto em 2012. O orçamento disponível para tecnologia está a ser encaminhado para outras áreas, sobretudo para os smartphones e para os tablets.



"Não é que os consumidores tenham deixado de usar PCs, que não deixaram. O que se passa é que continuam a usar os modelos que têm e não os substituem por novos", diz Ranjit Atwal.



O mesmo analista defende que o facto de hoje ser possível realizar um conjunto alargado de tarefas do dia-a-dia no smartphone ou no tablet, como consultar o email, aceder à rede social e navegar na Internet, tornam ainda menos prioritário assegurar que o computador usado é do modelo mais recente. A banalização dos serviços cloud ajudam a confirmar a mesma tendência, ao aliviarem as necessidades de armazenamento local.



A chegada de uma nova versão do Windows, que pode ter um efeito positivo no mercado, por seu lado, não deve produzir grandes efeitos este ano. A versão comercial do Windows 8 - com uma consumer preview já disponível - será lançada mais para o final do ano e só nos meses seguintes dos fabricantes intensificam a sua aposta nessa área.



Em 2011 o mercado de PCs esteve estagnado, com vendas de 350 milhões de equipamentos. Em 2010 tinha crescido 13,8% para 350 milhões de unidades e no ano antes 5,5% para 308 milhões. Nestes anos dinamizaram as vendas os portáteis e os mini-notebooks que avançaram de forma significativa na quota de mercado detida.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira