Antecipando o evento Lenovo Tech World 23 que está a decorrer em Austin, no Texas, a fabricante tecnológica levantou a ponta do véu das novas inovações relacionadas com inteligência artificial, numa sessão online que o SAPO TEK teve a oportunidade de assistir. A apresentação foi liderada pelo Dr Yong Rui, CTO da Lenovo, começando por falar dos modelos de fundação de IA, referindo que estamos a experienciar o terceiro pico da tecnologia. Neste caso, o ChatGPT é o mais recente modelo de fundação de IA, capaz de escalar uma vasta quantidade de informação e adaptar-se a diversas tarefas.

Dr Yong Rui salientou o tamanho do modelo, com cerca e 100 a 200 mil milhões de parâmetros. É ainda vasto e variado, permitindo fazer várias coisas. Anteriormente, um modelo de IA apenas conseguia fazer uma tarefa, mas agora a Foudation Model (FM) consegue fazer muitas tarefas ao mesmo tempo e por isso é bem diferente, e conhecido como o terceiro pico de IA que vivemos.

Existem três tipos de FM: a Privada (limitado a um grupo de pessoas), Pública (disponível a todas as pessoas) e Pessoal (apenas para uma pessoa).

A informação pode ser arrumada em cada um dos FM, como por exemplo, num hospital. Mesmo sendo apresentando uma FM Pública, pode haver informação Privada apenas disponível a um grupo de pessoas. A FM Pessoal corre normalmente num equipamento do utilizador, onde são guardadas informações que mais ninguém tem acesso, como os dados do utilizador.

A Lenovo diz estar mais focada em FM Privada e Pessoal. Para treinar a FM Privada, a empresa diz que pega num FM vazio, que não entende nada, no segundo passo adiciona dados da FM Pública, permitindo executar funções gerais. Depois introduz o FM Privado, com a inserção de dados empresariais, resultando num modelo capaz de fazer tarefas gerais e empresariais.

A FM Privada da Lenovo não é suficiente para conduzir tarefas assertivas, e para isso introduz uma base de dados de vetor (Vector database), com conhecimentos específicos nesse sistema, capaz de dar respostas exatas a perguntas concretas. Este sistema permite dar as respostas de forma afinada, End-to-End.

Segue-se a tecnologia criada pela Lenovo para comprimir os modelos para que possam caber num PC ou smartphone. A Lenovo diz que usa um sistema chamado “Quantization” para estipular a importância das estruturas a comprimir.

O terceiro ponto é criar um FM capaz de juntar tarefas do modelo Publico, Privado e Pessoal. A Lenovo diz que o seu framework híbrido de IA consegue combinar os três modelos. A empresa explica que trabalha o tipo de informações, com um módulo que é capaz de decompor os dados para responder às necessidades dos diferentes modelos. O resultado é o Serviço de IA Híbrida da Lenovo, assente em proteção de privacidade e computação leve, para ajudar indivíduos e empresas a usarem os modelos de IA.

Scott Tease, General Manager, HPC and AI da Lenovo Infrastructure Solutions Group, partilhou algumas informações sobre como a IA Híbrida da Lenovo está a ser utilizada para transformar a vida das pessoas e do trabalho. O sistema melhora os serviços de apoio ao cliente, oferece mais produtividade, a capacidade de detetar anomalias, modelos de previsões e visão computacional. Disse ainda que reduz o tempo não planeado com IA até 14 dias.

O que os clientes fazem com esta IA? Scott Tease diz que muitos negócios estão a tomar a dianteira, em contraste com outras empresas que ficam para trás por não ter acesso ou não compreenderem a estratégia da IA. A Lenovo compromete-se a ajudar ambos os lados da moeda, daqueles que precisam de uma ajuda extra e aqueles que já adotaram modelos de IA.

Nos exemplos de como a Lenovo está a transformar o ambiente de retalho com a IA, Scott Tease diz que é usado para compreender o fluxo de tráfego e o comportamento das pessoas. Num estádio, por exemplo, é possível dar melhores informações sobre estacionamento, capacidade de diminuir as filas de espera, sistemas de pagamento automático e outras tarefas. Num ecrã disponível numa agência bancária, o sistema de vídeo pode ter um humano artificial a interagir diretamente com o cliente, assim como aceder a informações que levariam as pessoas a estar em filas de espera. Estes sistemas podem falar em diferentes línguas e trabalham 24/7. Mais uma vez, é útil para diminuir os tempos de espera das pessoas perante as suas necessidades.

A Lenovo pretende oferecer serviços e equipamentos já preparados para produtos de IA, dos computadores ao software, tendo estabelecido parcerias com empresas como a Nvidia, Intel ou Qualcomm, por exemplo. A empresa diz que tem mais de 160 soluções de IA para empresas, mais de 30 mil parceiros de negócio, servindo mais de 180 países.

A grande novidade é mesmo a parceria com a Nvidia para uma iniciativa de IA híbrida. O primeiro programa conjunto será um sistema “omniverso” previsto para o meio do próximo ano, que será apresentado na Primavera.

Nas palavras de David Rabin, CMO, Lenovo Solutions and Services Group, a missão da Lenovo é oferecer aos seus clientes soluções end-to-end para transformar a sua visão em realidade. O objetivo é reforçar os negócios principais com serviços e dessa forma atingir novos mercados em crescimento. As tendências passam pela segurança, sustentabilidade, IA e modelos “as a service”. Todos os produtos da Lenovo podem ser distribuídos como um serviço.

As soluções para trabalho remoto e digital também fazem parte da oferta da Lenovo. O sistema vai ajudar as empresas a atrair e reter o talento, reforçar a segurança das redes, manter os empregados conectados e produtivos. O sistema promete ser altamente automatizado e personalizado, desde a identificação e configuração dos utilizadores, assim como procurar resolver problemas antes mesmo destes acontecerem.

O tema da sustentabilidade foi também referido, oferecendo soluções sustentáveis, utilizando dados inteligentes para isso. A IA vai ajudar as empresas a compreender o impacto ambiental que vão ter com as suas decisões.

No fim, os PCs, tablets, smartphones prometem ser mais poderosos, capazes de executar biliões de operações por segundo, quando alimentados pela IA na cloud. A Lenovo pretende investir mil milhões de dólares em IA durante os próximos três anos, trabalhando com alguns dos principais players do mercado, como a Microsoft.

Atualmente, o portfolio da Lenovo já inclui diversos equipamentos alimentados por IA, como o Lenovo Freestyle, Thinkphone by Motorola, ThinkStations, ThinkVision 27 3D monitor, Lenovo Legion Gaming e outras linhas de produtos.