Vão ser apresentados oficialmente durante a CES 2024, mas a Samsung levantou a ponta do véu sobre os novos monitores de gaming da linha Odyssey. Estes têm ecrãs OLED, equipados com tecnologia AMD FreeSync Premium Pro e VESA DisplayHDR True Black 400. Destacam-se pela tecnologia antirreflexo da Samsung, para que os jogadores não sejam incomodados em locais mais iluminados ou com o sol a incindir no ecrã.

São três os modelos que a fabricante vai levar para o evento tecnológico de Las Vegas: o Odyssey OLED G9, Odyssey OLED G8 e o Odyssey OLED G6. O G9 é o modelo maior, com um ecrã curvo ultra-panorâmico de 49 polegadas, uma resolução de 5120x1440 e um rácio de imagem de 32:9.

Veja na galeria imagens dos monitores

A Samsung diz que o modelo G8 é o primeiro monitor de 32 polegadas plano com resolução 4K (3840x2160). Ambos os modelos têm uma taxa de atualização de 240 Hz e 0,03 ms de resposta GTG. Por fim, o modelo G6 é de 27 polegadas, com uma resolução de 2560x1440, com uma taxa de atualização de 360 Hz e 0,03 ms de resposta GTG.

Segundo Hoon Chung, responsável pelo negócio de ecrãs da Samsung, os novos monitores Odyssey OLED vão oferecer aos jogadores mais tecnologia para que tenham uma experiência de gaming em ambientes mais imersivos. Destaca a possibilidade de os ecrãs serem utilizados em praticamente todo o tipo de ambientes de iluminação, graças às suas capacidades de brilho e cor consistentes.

Os modelos incluem duas portas HDMI 2.1, DisplayPort 1.4 e um hub USB. Os ecrãs têm compatibilidade com suportes VESA, para ajuste de altura e inclinação ao seu gosto. A Samsung salienta ainda o sistema Multi Control para os modelos Odyssey G9 e G8, que permitem conectar-se facilmente a outros equipamentos da marca para a transferência de texto ou imagens.

O hub Samsung SmartThings está também disponível nos modelos G9 e G8, permitindo ligar-se a outros equipamentos IoT da casa que sejam compatíveis com a tecnologia Matter e HMC (Home Connectivity Alliance) e ter controlo dos mesmos a partir dos ecrãs. Estão ainda equipados com a plataforma Smart TV da Samsung, incluindo o Gaming Hub, dando acesso aos serviços de cloud gaming, dispensando a ligação a um PC ou consola para jogar.