Um novo reforço de funcionalidades no Sapo Mensageiro foi ontem anunciado pelo SAPO, que garantiu a adopção da plataforma Jabber na sua aplicação de Instant Mesaging. Esta integração no serviço Mensageiro - SAPO Instant Messaging (SIM) - visa melhorar algumas funcionalidades daquele serviço, tal como a transmissão de mensagens instantâneas, a optimização das comunicações e o envio de conteúdos em tempo real.


A Jabber desenvolveu uma solução proprietária de extensible Instant Messaging e presence management (gestão de presença), baseada em linguagem XML e em sistemas abertos. Esta aplicação dirige-se particularmente a fornecedores de serviços na área dos mercados das telecomunicações e do desenvolvimento de software.


Celso Martinho, director técnico e um dos fundadores do SAPO, esclarece que " a plataforma Jabber foi escolhida porque precisávamos de uma solução robusta, escalável, de comunicação em tempo real que inter-operasse com a maior parte dos Instant Messengers".


A nível prático esta plataforma irá permitir aos utilizadores do SAPO trocarem mensagens instantâneas, bem como receber directamente informação relevante e personalizada, incluindo alertas, entre outros serviços. Sendo agora mais provável o desenvolvimento do Mensageiro para sistemas operativos Linux e Mac, visto aquele responsável considerar que a Jabber Communications é "suficientemente versátil para se adaptar às exigências daquele portal".


A Jabber é uma empresa independente cujos investidores incluem a France Telecom e a Webb Interactive Services, entrando agora em Portugal pela mão do SAPO, que Don Bergal, vice-presidente de marketing daquela empresa, caracteriza "como pioneiro na criação de notificações interactivas e serviços de alerta, com tecnologia Jabber".

Notícias Relacionadas:

2001-06-13 - SAPO Instant Messaging com novidades